Understand the science of project management;
Know the main best practices for project management;
Get a thorough and integrated understanding of the PMBOK® Guide framework;
Know and understand the PMI certification model;
Train for and develop deep and consistent preparation for certification;
1. Introduction;
2. Project Life Cycle and Organisation;
3. Group of Project Management Processes:
Initiation / Planning / Implementation / Monitoring and Control / Shutdown
4. Integration Management:
Project Charter, Project Management Plan, direction and management of execution, project monitoring and control, integrated change management, project or phase closure.
5. Scope Management:
Gathering requirements, PBS, WBS, verification and control of scope.
6. Time Management:
PDM, estimates, CPM and optimisation plan.
7. Cost Management:
Cost of activities, budget, budget control.
8. Quality Management:
Planning, assurance and control.
9. HR Management:
HR plan - form, develop and lead teams.
10. Risk Management:
Identification, assessment, response and control.
11. Purchasing and Procurement Management:
Plan, conduct, manage and close.
Understand the science of project management;
Know the main best practices for project management;
Get a thorough and integrated understanding of the PMBOK® Guide framework;
Know and understand the PMI certification model;
Train for and develop deep and consistent preparation for certification;
1. Introduction;
2. Project Life Cycle and Organisation;
3. Group of Project Management Processes:
Initiation / Planning / Implementation / Monitoring and Control / Shutdown
4. Integration Management:
Project Charter, Project Management Plan, direction and management of execution, project monitoring and control, integrated change management, project or phase closure.
5. Scope Management:
Gathering requirements, PBS, WBS, verification and control of scope.
6. Time Management:
PDM, estimates, CPM and optimisation plan.
7. Cost Management:
Cost of activities, budget, budget control.
8. Quality Management:
Planning, assurance and control.
9. HR Management:
HR plan - form, develop and lead teams.
10. Risk Management:
Identification, assessment, response and control.
11. Purchasing and Procurement Management:
Plan, conduct, manage and close.
• Know the main differences between the "NP EN ISO 9001: 2008" and "ISO 9001: 2015";
• Interpret the new approach to the standard "ISO 9001: 2015" and the underlying concepts;
• Identify changes to be made to the Quality Management System which is already implemented in organizations;
• Know the high-level structure of the management systems standards and the transitional periods for the new version of the standard.
• Changes on the Management Systems standards;
• The SL attachment, the high-level structure and its relationship with the PDCA cycle;
• Review of the principles of quality management;
• New terms and definitions;
• Changes made to the ISO 9001: 2015:
• Comparison of the standard NP EN ISO 9001: 2015 with the 2008 version;
• Discussion of key terms;
• Transition schedule of certified companies;
• Examples of practical application of the new standard requirements.
1. Introdução:
- Saiba os aspetos básicos dos requisitos normativos da EN ISO 13485;
- Conheça as regras de construção e implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade;
- Domine os requisitos essenciais e normas aplicáveis ao seu Sistema de Gestão da Qualidade;
- Domine os requisitos legais aplicáveis ao seu dispositivo;
- Conheça as regras de colocação no mercado e de internacionalização dos vários tipos de Dispositivos Médicos;
- Entenda os mecanismos associados à Vigilância do Mercado.
• Entender os conceitos básicos da teoria das probabilidades e os conceitos fundamentais da Estatística
• Aprender a utilizar as ferramentas mais importantes da Estatística, que permitem a recolha, organização, resumo e análise de dados recolhidos experimentalmente.
• Saber como aplicar estes conceitos e ferramentas às necessidades do Laboratório, recorrendo à análise de casos práticos.
Módulo 1 – Eng.º Augusto Castro
1. TESTES DE HIPÓTESES
- Saber os aspetos básicos da regulamentação de DMs
- Contextualizar os requisitos gerais e normas harmonizadas aos DMs
- Definir os procedimentos obrigatórios para a transição do sistema
- Enquadramento Normativo
- Análise dos requisitos normativos
- Ligação com outros referenciais de suporte
- Redefnição do SGS (como proceder)
No final da formação, os formandos estarão aptos a identifocar, ler e interpretar corretamente os principais documentos de apoio à Gestão Financeira de uma empresa. Serão ainda fornecidas asferramentas, e os conhecimentos adequados à tomada de decisões no âmbito da Gestão Financeira de uma organização.
- Conhecer em profundidade as principais peças contabilísticas e documentos de Análise Financeira;
- Ler e interpretar, de forma correta, um Balanço e uma Demonstração de Resultados;
- Compreenda quais as ações a desenvolver para a correção de problemas ao nível fnanceiro.
- O Sistema Contabilístico;
- O Balanço e a Demonstração de Resultados;
- Origem e aplicação de fundos;
- Os Ativos e a sua disponibilidade;
- Os Capitais, próprios e alheios, de curta e longa duração;
- Rácios de Gestão.
- Compreender a função de auditoria interna na manutenção e melhoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade;
- Entender o propósito e a estrutura da norma NP EN ISO 9001:2015;
- Saber como planear e preparar uma auditoria interna, recolher evidências de auditoria através da observação, entrevista e amostragem de documentos e registos;
- Ser capaz de redigir relatórios factuais de auditoria que ajudem a melhorar a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Conseguir sugerir formas de verificação da eficácia de ações corretivas desenvolvidas no decorrer de auditorias da qualidade;
- Conceitos básicos da qualidade
- Análise e breve interpretação dos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015
- Comunicação
- Análise da NP EN ISO 19011:2012 como orientação na realização de auditorias
- Enquadramento teórico
- Pratica simulada - realização de uma auditoria numa organização
As boas práticas laboratoriais são um requisito essencial para a adaptação dos Laboratórios de ensaios aos requisitos europeus. As BPLs exigem procedimentos técnicos muito específicos ao nível da avaliação dos ensaios, legislação e do controlo da qualidade dos procedimentos técnicos. Os responsáveis destas entidades desempenham um papel central na validação, controlo e realização dos seus ensaios. Deste modo, a visão global dos tópicos básicos para a certifcação em BPLs é essencial para a correta implementação e adaptação a cada caso concreto.
- Boas práticas Laboratoriais – Conceitos Gerais
- Sistema de Gestão da Qualidade
- Condições Técnicas e Pessoais
- Controlo de Qualidade
Definir os conceitos de sistema da qualidade, certifcação e auditoria; Dispositivo Médico (DM), Dispositivo médico de diagnóstico in vitro (IVD) e Dispositivo Médico Implantável Ativo (DMIA); Organismo Certifcador, Organismo Competente, Organismo notifcado; Caracterizar os aspetos básicos da regulamentação e classifcação dos DMs, indicando os principais critérios de classifcação e certifcação EN ISO 13485; Distinguir as funções de cada um dos diferentes organismos; Caracterizar os aspetos básicos da classifcação de DMs, DMDIV e DMIA, bem
como a aplicação das diferentes diretivas a cada caso prático apresentado, e sua transposição para a lei portuguesa; Enunciar os procedimentos obrigatórios de um sistema de Gestão da Qualidade
13485;
Descrever a função das normas acessórias, avaliando a sua aplicação a exem-
plos distintos de DMs;
Caracterizar os diferentes documentos técnicos que existem, defnindo a sua
função junto dos diferentes tipos de organismos;
Enunciar quais os procedimentos a efetuar em caso de falha de produto, bem
como, descrever o processo de notifcação;
Construir um mini sistema de gestão da qualidade a partir de DMs com classif
cações diferentes
- Qualidade: Conceitos Gerais
- Construção do Sistema de Gestão da Qualidade para DMs
- Enquadramento Legal e normativo aplicado aos dispositivos Médicos
- Sistema de Gestão da Qualidade para DMs
- Diretivas CE, a sua aplicação, contextualização e documentação técnica
- Construção de Sistema de Gestão de Qualidade 13485: Discussão de casos práticos
No final desta formação, os formandos deverão ser capazes de compreender e sistematizar os princípios e conceitos de base à utilização de containers, definir e implementar um ambiente de desenvolvimento com Docker e definir um fluxo de transferência de uma aplicação web baseada em Docker para produção.
- Princípios e conceitos de Containers e Docker
- Definição de ambiente de desenvolvimento baseado em Docker
- Preparação de mecanismos de entrega aplicacional sobre Docker
- Configuração e operação de Docker em produção
- Implementação de mecanismos de garantia de qualidade em Docker
A ação de formação é constituída por dois módulos, o primeiro incide sobre o estudo de testes de hipótese de médias e de cartas de controlo, e um segundo módulo, onde se focam os temas da estatística descritiva e da estatística indutiva. Nesta ação de formação far-se-á uma discussão sobre os métodos estatísticos numa perspetiva da sua aplicação a casos práticos de laboratório.
Iniciando sempre a discussão de cada um dos temas pela perspetiva da estatística, o foco será dado à sua aplicação aos casos práticos dos laboratórios, pelo que estarão disponíveis mais de uma centena de exercícios já resolvidos, mas cujo objetivo é resolver uma parte signifcativa deles no decorrer do ação de formação.
1. INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA
Conceitos fundamentais de Estatística
Estatística descritiva e Estatística indutiva
Importância da Estatística na análise de problemas de Laboratório
Ferramentas disponíveis em Excel para o tratamento estatístico de dados
2. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Objetivos da Estatística descritiva
Organização de dados:
Organização de dados qualitativos
Distribuições de frequência.
Representações de dados.
Medidas Descritivas Numéricas
Medidas de tendência central,
Medidas da variabilidade
Medidas de posicionamento.
Exercícios de aplicação.
3. FUNÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Variáveis aleatórias discretas
Distribuição de probabilidades de uma variável aleatória discreta
Distribuição de probabilidade Binomial e Hipergeométrica
Distribuição de probabilidade de Poisson
Variáveis aleatórias continuas
Distribuição de probabilidades de uma variável aleatória contínua
Distribuição de probabilidade Normal e de t-Student
Distribuição de probabilidade de Chi-Quadrado e de Fisher
Distribuição de amostragem
Teorema do Limite Central
Exercícios de aplicação
4. INTERVALOS DE CONFIANÇA
Estimativas pontuais e por intervalos
Intervalos de confiança da média
Estimativa de intervalo da proporção
Tamanho de uma amostra para a estimativa de uma média
Tamanho de uma amostra para a estimativa da proporção
Exercícios de aplicação
5. TESTES DE HIPÓTESES
Decisão estatística
Hipóteses estatísticas.
Testes unilaterais e bilaterais
Testes de avaliação de variância
Testes de Chi-quadrado
Testes de Homogeneidade de variâncias
Exercícios de aplicação
6. TESTES DE HIPÓTESES EM RELAÇÃO À MÉDIA E À PROPORÇÃO
Comparação de uma média com um valor conhecido
Testes de hipóteses em relação à média
Testes de Hipóteses em relação à proporção
Exercícios de aplicação
7. TESTES DE HIPÓTESES EM RELAÇÃO A DUAS POPULAÇÕES
Comparação de dois conjuntos de dados (populações)
Testes de hipóteses para duas médias e variâncias iguais
Testes de hipóteses para duas médias e variâncias desiguais
Testes de hipóteses para dados emparelhados
Testes de Hipóteses em relação a proporções de duas populações
Exercícios de aplicação
8. ANÁLISE DE VARIÂNCIA – ANOVA
Condições de Utilização da ANOVA
ANOVA de fator único
ANOVA de fator duplo sem replicação
ANOVA de fator duplo com replicação
Exercícios de aplicação
9. ANÁLISE DE VALORES ABERRANTES – OUTLIERS
Métodos estatísticos para a análise de valores aberrantes em conjuntos de dados
Método de caixa-e-bigodes
Testes de Dixon, Grubbs e Cochran
Exercícios de aplicação
10. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO
Modelo de regressão linear simples
Coeficiente de determinação e de correlação
Desvio padrão dos erros aleatórios
Avaliação da linearidade
Avaliação da homogeneidade de variâncias
Regressão quadrática
Regressão linear ponderada
Avaliação de outliers na regressão linear
Comparação de métodos com base na avaliação do ajuste linear
Limite de deteção e de quantificação
Exercícios de aplicação
11. AVALIAÇÃO DOS DESVIOS À NORMALIDADE
Avaliação dos desvios à função normal
Métodos gráficos
Testes de avaliação
Exercícios de aplicação
12. TESTES NÃO PARAMÉTRICOS
Utilização de testes não paramétricos
Teste de Sinal
Teste de Wilcoson
Teste de Mann–Whitney
No final desta ação considerar-se-á apto a utilizar o EXCEL® de forma autónoma, tendo em consideração a enorme versatilidade deste instrumento de trabalho transversal a quase todas as
áreas. Ficará ainda a dispor de conhecimentos práticos em várias ferramentas avançadas associadas ao programa, como Funções, Listas e Filtros, Análise e Validação de Dados, Gráfcos, Proteção de dados, Tabelas Dinâmicas, Bases de Dados e Macros.
I. FUNÇÕES EM EXCEL
- Operadores aritméticos e lógicos
- Principais funções usadas em EXCEL
- Construção de formulas com o EXCEL
- Apresentação de textos em função dos resultados apresentados
- Auditoria a Formulas
II. VALIDAÇÃO DE DADOS
- Objetivos da validação de dados
- Validação de dados com base em listas
- Mensagens de entrada e Avisos de erro
- Formatação condicional
III. LISTAS E FILTROS
- Criação e manipulação de listas de dados
- Filtros em EXCEL®
- Extração de dados de uma tabela
IV. GRÁFICOS AVANÇADOS E DASHBOARDS
- Objetivos dos painéis de controlo
- Gráficos avançados e Dashboards
- Automatização do processo de criação de gráficos
V. FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS DE ANÁLISE DE DADOS
- Estatística descritiva
- Testes estatísticos
VI. FORMULÁRIOS
- Introdução ao programador em EXCEL®
- Construção de formulários
- Caixas de combinação, caixas de verificação, barras de deslocamento, botões de opção
VII. TABELAS DINÂMICAS
- Construção de tabelas dinâmicas
- Formatação de tabelas dinâmicas
- Gráficos dinâmicos
VII. PROTEÇÃO DE FOLHAS DE CÁLCULO
- Objetivos da proteção de folhas de cálculo
- Metodologias de proteção de folhas de cálculo
IX. SIMULAÇÃO
- Cenários
- Atingir objetivo
- O Solver
X. BASES DE DADOS E MACROS
- Bases de dados (criação e gestão de registos)
- Introdução às Macros
No final desta formação, o formando deve ser capaz de gerir as dependências de Sistema e linguagem utilizadas nos seus projetos e sistemas. Pretende-se incutir a capacidade de análise crítica de sistemas já implementados com vista ao aumento da performance das taxas de sucesso de Deployment, salvaguardando ainda a fexibilidade e os conhecimentos necessários para fazer face às alterações de ambientes.
- Necessidades e motivações para uma correta gestão de dependências
- Gestão de dependências a nível do Sistema Operativo
- Gestão de Packages .deb
- Gestão de Packages .rpm
- Gestão de Packages em Windows com recurso a Chocolatey
- Gestão de dependências de Linguagem
- Instalação e Versionamento com Maven
- Instalação e Versionamento com Nuget
- Instalação e Versionamento com PyPi
- Instalação e Versionamento com NPM
- Gestão de dependências Frontend
- Transpilers e a sua utilização
- Task Runners e a sua utilização
- Module Bundlers e a sua utilização
No fnal desta formação, os participantes estarão aptos a identificar as principais Metodologias Ágeis, sabendo identifcar o contexto em que a Gestão Ágil de Projetos pode ser utilizada,
definindo para isso as adaptações às principais metodologias, de acordo com as necessidades da organização.
No final desta formação, os participantes estarão aptos a identificar as principais Metodologias Ágeis, sabendo identificar o contexto em que a Gestão Ágil de Projetos pode ser utilizada,
defnindo para isso as adaptações às principais metodologias, de acordo com as necessidades da organização.
No final desta formação, os participantes estarão aptos a identificar a importância de uma correta defnição de requisitos para o desenvolvimento de software. Serão transmitidas as orientações
para uma sistematização efcaz desses mesmos requisitos, defnindo de forma adequada o seu ciclo de vida.
- Requisitos de Software – O quê, Porquê e Por quem
- Descoberta de requisitos de software
- Engenharia de requisitos
- Gestão de Requisitos
No final desta formação os participantes estarão aptos a compreender os requisitos da ISO 9001:2015, e o pensamento baseado em Risco, para desenhar um plano e operar posteriormente uma implementação de acordo com a nova versão da Norma.
- O anexo SL, a estrutura de alto nível e a sua articulação com o ciclo do PDCA;
- A revisão dos princípios de Gestão da Qualidade;
- Novos termos e defnições;
- Alterações chave introduzidas na ISO 9001:2015:
- NP EN ISO 9001:2015 – Requisitos;
- Discussão das principais cláusulas;
- Exemplos de aplicação prática dos requisitos da nova norma.
No final desta formação, o formando será capaz de implementar os seus primeiros pipelines de integração e entrega contínua, sistematizar os conhecimentos e as noções base para a sua implementação em Jenkins, e finalmente conseguir integrar conhecimentos transversais a outras ferramentas de CI/CD.
- O que é CI (Continuous Integration) e CD (Continuous Delivery)?
- O que é o Jenkins?
- Outras ferramentas de CI/CD existentes: Vantagens da sua utilização
- Instalação do Jenkins
- Definição de Jobs e Builds em Jenkins
- Desenvolvimento de um primeiro Job com utilização de Git
- Administração de Jenkins, utilizadores e permissões
- Plugins em Jenkins e integração com outras ferramentas
- Conceitos de Nós Slave/Master em Jenkins
- Criação de um Nó
- Desenvolvimento de um Job num Nó Slave
- Conceito de Pipeline
- Desenvolvimento de um Pipeline
- Integração com sistemas de Notifcações
- Análise de artefactos gerados após build
- Agendamento de Builds e Orquestração
- Automatização de Jenkins com recurso a scripting
No final da formação os formandos serão capazes de:
- Definir uma estratégia de marketing digital adequada ao seu produto ou serviço;
- Saber como escolher as ferramentas ajustadas aos seus objetivos e negócios;
- Definir as plataformas de social-media a utilizar que tenham melhor resultado junto do seu mercado alvo;
- Medir os resultados e avalie os impactos das ações realizadas na sua Organização;
- Gerir e dinamizar a relação com os seus Clientes.
- Enquadramento ao novo paradigma mercado - Ecommerce;
- Arquitetura Website para gerar conversões (Leads);
- Landing Pages - arquitetura de uma Landing Page e a sua segmentação para gerar conversões através de Google AdWords;
- Introdução ao SEO e SEM e a sua importância no posicionamento orgânico do website - Principais features para optimização de um Website;
- Social Media Estratégia - Gestão - Copywriting - Social Listining;
- Ferramentas de Marketing Digital;
- A importância dos dados analíticos na defnição das estratégias futuras e na gestão das campanhas;
- A “Customer Journey”
No final desta formação o formando:
- Compreenderá a importância da avaliação de iniciativas ou programas de formação, aplicando as principais técnicas de análise de impacto do processo formativo, capturando e estimando benefícios tangíveis e intangíveis da formação;
- Realizará estimativas de custo e prazo dos processos de mudança, analisando cenários e construindo o melhor pacote formativo;
- Compreenderá de forma abrangente os conceitos de evolução de competências, bem como o impacto de tais decisões no quadro estratégico da organização;
- Aumentará as competências no quadro da avaliação de retorno de investimentos em formação, nomeadamente através da framework de estimação de ROI;
- Conhecer boas práticas e erros comuns associados ao processo de estimação de benefícios de formação
- Pessoas e Competências
- Competências Dinâmicas
- Princípio da Especialização
- Eficiência, Efcácia e Melhoria Contínua
- Cultura e Maturidade Organizacional
- Formulação do Problema
- Estimação de Benefícios e de Investimentos
- Análise de ROI
- Preparação da Organização
- Plano de Formação
- Execução da Formação
- Compreender de forma abrangente os conceitos de gestão de projetos e o ciclo de vida associado aos mesmos;
- Aumentar as competências no quadro da avaliação de retorno de investimentos de projetos, nomeadamente através da framework de estimação de ROI;
- Conhecer boas práticas e erros comuns associados ao processo de estimação de benefícios;
- Desenvolver casos práticos aplicáveis aos conceitos ministrados.
- Inovação Organizacional
- Ciclo de Vida dos Produtos
- Projetos de Capital (CAPEX)
- Processo de Orçamentação
- Cultura e Maturidade Organizacional
- Formulação do Projeto
- Alinhamento Estratégico
- Estimativa Benefícios
- Estimativa Investimento
- Análise Económica
- Avaliação Contexto
- Matriz de Decisão
- Medição de Benefícios
Pretende-se dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas na área comercial e de marketing que permitam estabelecer uma correta abordagem ao mercado, impulsionando o sucesso comercial.
Assim, no término da formação os intervenientes deverão ter a capacidade de planear a atividade de Marketing, Identificar os segmentos de mercado alvo, ajustar as estratégias de comunicação, desenvolver os canais de venda e alavancar a atividade comercial com sucesso.Entender o mercado e compreenda as expectativas dos meus consumidores;
Perceber o melhor método para vender os meus produtos e serviços; Saber como aumentar a notoriedade da sua empresa; Estabelecer uma estratégia competitiva;
Ser capaz de integrar o marketing na estratégia da empresa.
- Planeamento da atividade de marketing;
- Avaliação do potencial dos mercados;
- Definição dos objectivos e a segmentação
- Preparação da comunicação;
- Definição da vantagem competitiva;
- Dinamização e fidelização de clientes;
- Táticas de captura de mercado;
- Marketing-Mix.
No final desta formação, os formandos terão a capacidade de planear as actividades Comerciais, os argumentos e os materiais promocionais, ajustados a determinado mercado. Serão ainda fornecidas as ferramentas e os conhecimentos necessários, para a definição e acompanhamento de planos de trabalho eficazes, com objectivos comerciais realistas.
- Planeamento da actividade da Equipa Comercial;
- Avaliação do potencial dos mercados e definição dos Objectivos;
- Preparação das Apresentações e Argumentário, dinamização de reuniões comerciais;
- Modelos de dinamização das equipas e de controlo;
- Feed back positivo;
- Metodologias de comissionamento e de prémios de desempenho;
- Técnicas de Coaching Comercial.
Identify customer needs and decision criteria;
Preparing the business contact Mastering the objections treatment;
Identify sales closing techniques.
Pre-sale, sale and after-sales in the information society;
Seller beyond what sells;
Empower and engage the customer;
Objections, negotiation and sales closing;
Innovation in sales toward Marketing 3.0.
Learn to analyze accounting documents of the company.
Learn about the various types of budgets;
How to read a balance sheet;
Interpret some of the key economic and financial indicators;
Accounting and tax Topics;
Analysis of management indicators.
Lead professionals and teams assertively;
Conduct a negotiation minding the objectives to be achieved;
Promote the professional (individual) and business image;
Addressing the main rules of management of activities in time, taking into account it’s context.
Critical issues to have in attention when leading processes/persons;
Negotiation as a Process and the main techniques to use in order to achieve the desired objectives;
Time Management.
Define the concepts of (MD) medical device, in vitro diagnostic medical device (IVMD) and active implantable medical device (AIMD);
Clarify the basic aspects of regulation and classification of MDs, indicating the main classification criteria;
Contextualize the essential requirements and harmonised standards on quality management systems;
Regulatory context and accessories quality management systems;
To clarify, in accordance with the applicable legislation, the rules for placing on the market of several types of MDs;
Define the concepts of market surveillance;
Inspection of the MDs Collection and Notification;
Clarify the compulsory active surveillance activities of the markets;
Set mandatory procedures of collection and notification for medical devices;
Define the duties and rights of the distributor responsible technician of MDs.
Medical devices and CE marking general concepts;
Normative legal framework applied to medical devices;
Quality management system for EC Policies and DM contextualization;
Discussion of case studies;
Rules for the placing on the market of DM;
Market surveillance.
Develop skills of market approach;
Increase Notoriety;
Identify and attract new customers.
Planning the Marketing activity;
Assessment of potential markets;
Definition of the objectives and segmentation;
Communication;
Definition of competitive advantage;
Customer loyalty;
Market capture Tactics |Marketing-Mix.
Development of a healthy relation with social media in benefit of the company and its notability;
To understand the importance of the professional management of social media relations;
Development of the right strategy of the company regarding communication;
To understand the specific language used by the professionals of communication:
Identify the right means to communicate.
Important aspects to consider in the relation with the Media;
Manage press releases and social media distribution; Communication: what, when, how?;
The messaging and the Media Training;
The right social media strategy for your organization.