Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) participou na 9.ª Assembleia Geral do projeto TEF-Health e no evento xTEF, ambos realizados em Milão, em outubro de 2025.
Enquanto líder do nó português, o IPN juntou-se a parceiros de toda a Europa para partilhar progressos, alinhar estratégias e reforçar a colaboração na implementação das Testing and Experimentation Facilities (TEF) — infraestruturas dedicadas a acelerar o teste e validação de tecnologias de Inteligência Artificial e Robótica aplicadas ao setor da saúde.
A Assembleia Geral foi um momento importante de troca de conhecimento e boas práticas sobre o trabalho desenvolvido em Portugal e nos restantes países participantes. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para reforçar a coordenação entre os diferentes pacotes de trabalho (Work Packages) do projeto.
Os representantes das várias entidades partilharam o progresso alcançado em áreas como a validação de dispositivos médicos baseados em IA, o desenvolvimento de serviços conjuntos de experimentação e o apoio à certificação de tecnologias emergentes.
No evento xTEF, que reuniu os quatro projetos TEF foi apresentada a visão integrada da Europa para o futuro da experimentação e validação tecnológica. As iniciativas TEF têm como objetivo reforçar a capacidade europeia para testar, validar e adotar tecnologias de IA e robótica em larga escala, promovendo a confiança, interoperabilidade e segurança dessas soluções.
Este encontro marcou um momento-chave para o ecossistema europeu TEF, que entra agora em plena operação.
O IPN lidera o consórcio português do TEF-Health, sendo responsável pela coordenação nacional e pela prestação de serviços especializados em tecnologia e regulamentação de dispositivos médicos.