Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) irá acolher, no próximo dia 29 de maio de 2025, a Sessão de Informação sobre Oportunidades de Financiamento Europeu de 2025 para o setor da Saúde. A sessão decorrerá a partir das 14h no auditório do Edifício D do IPN.
Os Pontos de Contactos Nacionais e Focais da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), em colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS) irão apresentar as oportunidades de financiamento de 2025 para o setor da Saúde. Esta é uma oportunidade exclusiva para conhecer antecipadamente e com detalhe os tópicos e as áreas estratégicas para o setor da Saúde nos programas de trabalho de 2025 do Horizonte Europa (Cluster Saúde e Missão Cancro), Programa EU4Health e Programa Europa Digital, de esclarecer as condições de participação e de potenciar novas colaborações através do networking com especialistas do setor.
Esta sessão é direcionada para investigadores/as, empreendedores/as, universidades, centros de tecnologia e inovação, PMEs, grandes empresas, clínicas, hospitais, entre outros. A sessão é gratuita e de inscrição prévia obrigatória
aqui.
Programa:
14:00 | Programa Horizonte Europa:
Cluster Saúde
Missão Cancro
Isabel Carvalho-Oliveira e Ana Rita Pinto, Pontos de Contacto Nacional do Cluster Saúde, AICIB
14:40 | Programa EU4Health
Inês Ferreira e Miguel Caetano, Pontos de Contacto Focal do Programa EU4Health, SGMS
15:10 | Programa Europa Digital
Ana Rita Pinto, Ponto de Contacto Nacional do DEP-Saúde, AICIB
15:30 | Q&A
Sobre Programas de Financiamento Europeu:
O
Horizonte Europa é o programa-quadro da União Europeia para investigação e inovação, em vigor de 2021 a 2027 e está estruturado em três pilares. O pilar 2 inclui 6 clusters, dos das quais o Cluster Saúde que visa apoiar projetos que contribuam para melhorar e proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos de todas as idades, através da geração de novos conhecimentos e do desenvolvimento de soluções inovadoras para prevenir, diagnosticar, monitorizar, tratar e curar doenças; desenvolver tecnologias de saúde, mitigar riscos para a saúde, proteger as populações e promover a saúde e o bem-estar em geral e no local de trabalho; tornar os sistemas de saúde públicos mais eficazes em termos de custo, equitativos e sustentáveis, prevenir e combater doenças relacionadas com a pobreza e apoiar a participação e autogestão dos pacientes.
O
Programa EU4Health foi lançado em resposta à pandemia de COVID-19, com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde dos Estados-Membros da União Europeia (UE), e de colocar a Saúde Pública como prioridade. Implementa-se através de programas de trabalho anuais que apoiam uma vasta gama de ações, agrupadas em quatro vertentes principais, com um foco transversal na área do cancro: reforço da preparação de crise em saúde; promoção da saúde e prevenção da doença; fortalecimento dos sistemas de saúde e dos recursos humanos em saúde; reforço e desenvolvimento do domínio digital.
O
Programa Europa Digital disponibiliza financiamento estratégico, apoiando projetos em domínios de capacidade fundamentais, tais como: supercomputação, inteligência artificial, cibersegurança, competências digitais avançadas e garantia de uma ampla utilização das tecnologias digitais em toda a economia e sociedade. Apoia a indústria, as pequenas e médias empresas (PME) e a administração pública na sua transformação digital através de uma rede reforçada de Pólos Europeus de Inovação Digital (EDIH).