IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes e Liviantoni Consulting promoveram formação sobre escrita de propostas ao Horizonte Europa

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes e Liviantoni Consulting promoveram formação sobre escrita de propostas ao Horizonte Europa
Formação
Geral
 
Click here for the English version.


O Instituto Pedro Nunes (IPN), em colaboração com a Liviantoni Consulting, realizou um programa de formação especializado, intitulado "Escrita de Propostas ao Horizonte Europa", nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, que forneceu aos participantes valiosas competências e conhecimentos essenciais para a elaboração de propostas competitivas no âmbito do Horizonte Europa.

Destinada à comunidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D), incluindo investigadores, gestores de ciência e investigação, empresas privadas e organismos públicos, a formação teve como objetivo fornecer orientações práticas e estratégias para a obtenção de financiamento do programa Horizonte Europa.



O programa abordou diversos tópicos fundamentais, incluindo a elaboração da ideia do projeto, a construção do consórcio ideal, a definição de um plano de implementação sólido e a descrição da excelência da proposta ao Horizonte Europa. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de compreender a importância da inovação, como executar uma abordagem sistemática das seções de Impacto, Plano de Disseminação e Comunicação (PEDR), Implementação, revisão da proposta e processo de avaliação, bem como avaliar a viabilidade do plano do projeto.

As sessões de formação foram conduzidas por Marco Liviantoni, fundador da Liviantoni Consulting, que possui mais de 20 anos de experiência na área e é especialista em elaboração de propostas, gestão financeira de projetos da UE e escrita da seção de impacto. Marco Liviantoni é também um perito aprovado pela CE para os serviços do Horizon Results Booster, tendo fornecido formação a diversas prestigiadas instituições de investigação da UE.

Esta iniciativa reforça o compromisso do IPN em capacitar os profissionais e organizações para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa Horizonte Europa.


Data

7 de Março de 2024

Partilhar