IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes vai ajudar a potencializar a Inteligência Artificial e Computação de Alto de Desempenho nas Empresas Portuguesas

O Instituto Pedro Nunes (IPN) participou na apresentação pública do ATTRACT, o hub de inovação digital para Inteligência Artificial (IA) e Computação de Alto de Desempenho (HPC), que visa apoiar a transição digital em curso através da aceleração e aumento do impacto destas tecnologias nas empresas.

Na sessão de apresentação, que decorreu no Palácio do Freixo, no Porto, foram dados a conhecer os vários serviços que o ATTRACT disponibiliza às empresas, em especial às PME e Administração Pública, nomeadamente na conceção, desenvolvimento e adoção de metodologias e soluções que explorem o potencial de IA e HPC. O projeto permite que as empresas possam adquirir serviços com descontos que chegam a ir até cerca de 80% do investimento.

Mónica Ferreira, Gestora de Projetos do IPN, moderou o painel sobre o impacto do uso de IA e HPC nas empresas, no qual os presentes tiveram oportunidade de testemunhar experiências que contribuíram para a inovação e o alavancar de empresas portuguesas em diferentes setores.

Além de apoio ao nível do Digital Maturity Assessment, que define o ponto de partida e as necessidades individuais para cada empresa, o IPN irá prestar serviços técnicos especializados de desenvolvimento de soluções que incorporem IA e HPC, organizará programas de pré-aceleração e aceleração para startups e apoiará as empresas através da partilha de oportunidades de financiamento.

O consórcio é liderado pelo INESC-TEC e conta com uma rede de 24 parceiros experientes em IA e HPC. O projeto é financiado pela Comissão Europeia através do programa Europa Digital e pelo Plano de Recuperação e Resiliência português – Componente 16 – Empresas 4.0.

22 de Janeiro de 2024