IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes prestou apoio técnico a incubadoras no Egito e na Jordânia

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN-Incubadora) participou, ao longo de todo o ano de 2023, no Programa de Apoio à Inovação (Innovation Support Programme - ISP), financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) ao abrigo da Iniciativa de Resiliência Económica (ERI).

Em dezembro de 2023, realizaram-se as últimas visitas de equipas técnicas do IPN tanto à Cultiv (Egipto), como à Jordan Start (Jordânia), para consolidação do processo de geminação (twinning). Rui Miranda, Coordenador da Aceleradora do IPN, José Rodrigues, Business Developer, participaram nas visitas, durante as quais tiveram oportunidade de contactar com os colegas responsáveis destas incubadoras. Neste encontro foi feito o balanço do projeto, das atividades desenvolvidas e os objetivos atingidos. Discutiram-se também colaborações futuras, nomeadamente através de novos projetos de cooperação transnacional.

O Programa de Apoio à Inovação (Innovation Support Programme - ISP) visou apoiar, através de Instituições de referência na Europa, os setores público e privado, bem como os intermediários financeiros, através do desenvolvimento de capacidades, identificação, preparação e implementação de projetos colaborativos com os países vizinhos do Sul (ISP-Southern Neighbourhood) e contempla Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia. Os beneficiários foram incubadoras regionais, parques científicos e tecnológicos e outras organizações semelhantes, localizadas nesses países, bem como os respetivos empreendedores e startups instaladas.

O Innovation Support Programme for The Southern Neighbourhood é uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI), intermediada pela INTEGRATION International Management Consultants GmbH, de Frankfurt, Alemanha.

9 de Janeiro de 2024