IPN - Instituto Pedro Nunes - Projeto liderado pelo Instituto Pedro Nunes reconhecido como Boa Prática pelos prémios "Agricultural and Rural Inspiration"

O projeto i9Kiwi, liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), foi um dos finalistas dos prémios “Agricultural and Rural Inspiration” (ARIA) de 2023, prémio atribuído pela EU CAP Network. Trata-se de um reconhecimento das contribuições do projeto para enfrentar os desafios da indústria do kiwi através de tecnologia inovadora, otimizando a produção de kiwi e aumentando a competitividade do setor.

O projeto i9kiwi, sob a liderança do IPN, introduziu um sistema tecnológico que permite a gestão global dos elementos do pomar e a monitorização dos agentes nocivos. Esta abordagem teve um impacto significativo no setor do kiwi e na agricultura portuguesa.

O projeto resultou num aumento da produção de kiwi, numa redução substancial da utilização de fitofármacos através de melhores práticas de proteção das plantas e na otimização da utilização de pesticidas e fertilizantes, o que levou a uma redução do consumo e dos custos de água e energia. Além disso, o projeto i9Kiwi fornece orientações valiosas aos produtores sobre as melhores áreas de plantação, cuidados pré-plantação e variedades adequadas, contribuindo para a utilização eficiente dos recursos.

Além disso, o i9Kiwi promove ativamente a adaptação às alterações climáticas, a resiliência, a biodiversidade, as práticas agroecológicas e a agricultura sustentável. Tem desempenhado um papel fundamental no avanço da digitalização e na promoção da literacia sobre sustentabilidade, resiliência e práticas agro-ambientais no sector agrícola.

O reconhecimento do i9Kiwi como um dos finalistas dos prémios “Agricultural and Rural Inspiration” (ARIA) de 2023 espelha o compromisso do IPN com a inovação, sustentabilidade e contribuição para o setor agrícola em Portugal. Mais informações sobre o projeto i9Kiwi, visite https://www.ipn.pt/laboratorio/LIS/projeto/86.

Os Prémios “Agricultural and Rural Inspiration” (ARIA) 2023 celebraram os projetos financiados pela PAC que estão a reforçar as competências na agricultura e nas zonas rurais através da aprendizagem ao longo da vida, da inovação e da competitividade. Este ano marcou a 5.ª edição do concurso, que, desde 2019, tem vindo a destacar os projetos de desenvolvimento rural mais inspiradores cofinanciados pela UE.

8 de Janeiro de 2024