IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes vai investigar as necessidades reais das PME da Euro-região EUROACE

Através do DRIVEN, um projeto internacional com um orçamento superior a um milhão de euros, o Instituto Pedro Nunes (IPN) vai ajudar criar um ecossistema de inovação luso-espanhol para orientar os recursos e capacidades de investigação para os desafios das empresas da Extremadura, Centro de Portugal e Alentejo.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, tem como objetivo criar um ecossistema de inovação luso-espanhol destinado a orientar recursos e capacidades de pesquisa para os desafios enfrentados pelas Pequenas e Médias Empresas (PME) da Euro-região EUROACE. Este esforço conjunto visa impulsionar a transformação industrial e o empreendedorismo de base tecnológica, aproveitando as vantagens competitivas e as oportunidades oferecidas pela Eurorregião EUROACE.

Até 2026, o DRIVEN pretende orientar os recursos e as capacidades de investigação e desenvolvimento tecnológico do espaço transfronteiriço para os desafios estratégicos do tecido empresarial, com especial atenção para as PME industriais.

Neste sentido, foi criado um programa de atividades e ações estratégicas, como a criação e promoção de um observatório de inovação aberta da EUROACE, um processo através do qual as empresas expressam os seus desafios à comunidade científica e tecnológica para que, através da cooperação, se possam reunir possíveis ideias e soluções, assumindo assim um risco menor do que se tivessem de desenvolver as suas próprias soluções internamente. O observatório será complementado com ações de formação e processos específicos de identificação e lançamento de desafios individuais e setoriais para a indústria EUROACE.

Posteriormente, será criada uma plataforma que reunirá todas as informações e iniciativas do projeto, permitindo o intercâmbio e a partilha de conhecimentos, a identificação de soluções tecnológicas e o desenvolvimento de programas de pré-aceleração, incubação e aceleração de novas iniciativas empresariais.

O projeto liderada pela FUNDECYT-PCTEX envolve, para além do IPN, a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Cáceres e a sua homóloga de Badajoz; o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT); a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e o Centro de Inovação no Centro de Portugal (TAGUSVALLEY).

15 de Dezembro de 2023