IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Deteção e identificação de Bursaphelenchus xylophilus por caracteres morfológicos e PCR


O que é?

O Nemátode da Madeira do Pinheiro (NMP), cujo nome científico é Bursaphelenchus xylophilus, é um verme microscópico causador da doença da murchidão dos pinheiros. Este organismo é classificado de quarentena pela legislação comunitária, o que significa que os estados membros que sejam afetados são obrigados a adotar medidas específicas para o seu controlo e erradicação.

Quais os seus hospedeiros?

Este nemátode infeta as coníferas em geral, principalmente do género Pinus (pinheiros) como por exemplo o pinheiro bravo. Exemplo de outras coníferas: Piceas, os Laricios e os Cedros.
https://gd.eppo.int/taxon/BURSXY/hosts

Quais os sintomas?

O sintoma principal desta doença é o súbito declínio e morte da árvore atacada, num período de tempo que pode ir de algumas semanas a vários meses, sendo considerado um dos agentes patogénicos mais perigosos para as coníferas a nível mundial.
https://gd.eppo.int/taxon/BURSXY

Como se dispersa?

A sua dispersão entre árvore é mediada pelo inseto vetor do género Monochamus. Pode ainda ocorrer através a sua dispersão do transporte desse material, não sujeito a tratamento adequado, tendo sido desta forma que a doença entrou em Portugal.
A sua distribuição é sistémica na árvore, ao longo do tronco e nos ramos, alojando-se nos canais de resina, provocando a destruição das células. Os efeitos são o bloqueio da circulação da resina, interrupção da respiração e o bloqueio do transporte de nutrientes.

Distribuição da doença

https://gd.eppo.int/taxon/BURSXY/distribution

Como se identifica?

A sua identificação só é possível por análise laboratorial - Norma EPPO PM/74(3)
http://archives.eppo.int/EPPOStandards/diagnostics.htm