IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

SmartWork
Ambiente de trabalho e vida inteligente para idosos

Desafio

A Europa está a ser severamente desafiada pelo envelhecimento da população e, apesar de estar à procura de estratégias para efetivamente aumentar a participação da força de trabalho dos trabalhadores mais velhos e reduzir as taxas de reforma antecipada e saída do mercado de trabalho há mais de uma década, o desemprego entre os mais velhos continuam particularmente altas, com a taxa de emprego na UE-28 de 55-64 anos atingindo apenas 55,3% até 2016. O envelhecimento é um processo gradual e não há definição de quando alguém se torna um “trabalhador idoso”, mas estima-se que tenham início aos 50 anos muitas mudanças físicas associadas com o envelhecimento, incluindo declínio da visão, audição e coordenação psicomotora,. Além disso, a prevalência de condições crónicas de saúde em pessoas com mais de 50 anos é muito alta. Vale a pena notar que a incapacidade de saúde é uma das principais causas de saída do mercado de trabalho antes dos 60 anos.

Solução / Objetivo Principal

O projeto SmartWork constrói um Sistema de Inteligência Artificial Centrado no Trabalhador para a sustentabilidade da capacidade de trabalho, que integra detecção e modelação discretas do estado do trabalhador com um conjunto de novos serviços para suporte ao trabalho adaptativo sensível ao contexto e ao trabalhador. A monitorização discreta e abrangente da saúde, comportamento, estado cognitivo e emocional do trabalhador possibilita a avaliação do risco de declínio funcional e cognitivo. A abordagem holística para modelação de habilidades de trabalho captura as atitudes e habilidades do trabalhador que está a envelhecer e permite o apoio à decisão para intervenções personalizadas para manutenção/melhoria da capacidade de trabalho. Os requisitos de trabalho em evolução são traduzidos em capacidades necessárias (modelo de capacidade de trabalho) e o ambiente de trabalho adaptável suporta o trabalhador de escritório mais antigo com serviços otimizados para coordenação de flexibilidade de trabalho imediata, transferência perfeita do ambiente de trabalho entre diferentes dispositivos e ambientes diferentes e treino personalizado sob demanda.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Os objetivos do projeto SmartWork concentraram-se em abordar os desafios enfrentados pelos trabalhadores de escritório à medida que envelhecem, e os seus empregadores, de uma forma holística, implementando e validando os ambientes de trabalho reais, numa estrutura habilitada para TIC integrando ferramentas e serviços de TIC discretos e onipresentes que apoiam um trabalho amigo do idoso e ambiente de vida:
• Criar um sistema de ai centrado no trabalhador para a sustentabilidade da habilidade no trabalho;

• Alcançar um sensor não obtrusivo e modelagem do estado do trabalhador;

• Para implementar um novo suite de serviços smartwork para o contexto e apoio de trabalho adaptativo consciente do trabalhador;

• Co-criar e avaliar o sistema smartwork com o compromisso ativo dos utilizadores finais em configurações do mundo real, com atenção especial à ética, privacidade e segurança.

Referência do projeto

Grant Agreement No 826343

Financiamento


Região de Intervenção

Grécia, Suiça, Portugal, Países Baixos, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Irlanda

Investimento Total

3.986.300,00

Investimento do IPN

241.425,00

Elegível Total

3.986.300,00

Elegível do IPN

241.425,00

Apoio Financeiro da UE - Total

3.986.300,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

241.425,00

Duração

36 Meses

Data de Início

2019-01-01

Data de Fim

2022-03-31

Data de Aprovação

2018-10-25

Consórcio

Byte Computer Anonymi Viomichanikiemporiki Etaireia
Panepistimio Patron
Raising The Floor-International Association
Caritas Diocesana de Coimbra
Roessingh Research and Development Bv
Instituto Pedro Nunes
Spark Works Itc
Linkopings Universitet
Center for Assisted Living Technology
Echalliance Company Limited by Guarantee

Website

http://www.smartworkproject.eu

Palavras-chave

Inteligência artificial;
Ambiente de trabalho omnipresente;
Gestão de flexibilidade on-the-fly;
Formação sob demanda;
Intervenções personalizadas.