O projeto AlchemiSSts irá demonstrar a aplicabilidade do quadro Safe by Design (SSbD), com o objetivo de desenvolver e implementar alternativas mais seguras e sustentáveis para tensioativos, plastificantes e retardadores de chama que, estando presentes em produtos do quotidiano, representam um elevado risco para a saúde humana e para o ambiente, sendo, por isso, considerados substâncias extremamente preocupantes (SVHC).
Para tal, o projeto propõe até sete estudos de caso, envolvendo os principais atores da cadeia de valor, que servirão como prova de conceito para testar o quadro SSbD ao longo dos seus cinco passos distintos. O objetivo geral do projeto será alcançado através da concretização de metas específicas, como o desenvolvimento das próprias substâncias alternativas, a compilação de evidências sólidas e fiáveis para validar o SSbD, e a criação de uma metodologia de certificação que incentive a implementação do conceito SSbD na rede industrial. Outro pilar central do projeto AlchemiSSts baseia-se na aplicação de abordagens e ferramentas integradas para apoiar a avaliação da segurança, sustentabilidade e impacto social, utilizando dados e modelos FAIR interoperáveis. Adicionalmente, serão gerados dados robustos sobre indicadores de sustentabilidade e informações que permitam avaliar o impacto dos resultados do projeto em relação a um conjunto de objetivos de poluição zero em cada estudo de caso. Em todos estes aspetos, o projeto AlchemiSSts contará com a colaboração ativa das partes interessadas, assegurando a aceitação social e a viabilidade económica dos materiais inovadores previstos.
Desenvolver novas alternativas orientadas pelo SSbD com funcionalidades de tensioativo, retardador de chama ou plastificante.
Implementar abordagens e ferramentas integradas para a avaliação da segurança, sustentabilidade e impacto social, com base em dados e modelos FAIR interoperáveis. Gerar evidências de “Prova de Conceito” sobre a aplicabilidade do quadro SSbD. Demonstrar a aplicação do quadro SSbD em casos de uso específicos. Desenvolver uma metodologia de certificação SSbD para promover a sua adoção.