Click
here for the English version.
No âmbito do projeto europeu TID4AGRO – Tecnologias Avançadas Inovadoras e Digitais de EURIACE para o setor Agroalimentar, deu-se início a uma nova fase de recolha de dados de testes sensoriais e neurosensoriais. No âmbito desta atividade, decorreu no Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX) o início da calibração de sensores e da normalização do processo de degustação de cerejas, com o apoio de provadores treinados.
Este marco assinala mais um passo para a concretização de um dos objetivos do projeto: desenvolver uma plataforma digital e soluções de inteligência artificial para análise sensorial e neurossensorial de produtos alimentares.
Em colaboração direta, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco estão a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma de inteligência artificial capaz de interpretar dados sensoriais e neurossensoriais, promovendo a análise avançada da qualidade dos produtos alimentares.
O projeto TID4AGRO surge como resposta ao desafio de impulsionar a inovação e a competitividade do setor agroalimentar na região da EUROACE (Alentejo – Centro – Extremadura), num contexto de baixa diversificação económica e necessidade de maior investimento em I&D. Através da integração de tecnologias avançadas, sensorização, automatização e digitalização, o projeto visa transformar a forma como as empresas agroalimentares operam, tornando os seus processos mais eficientes, sustentáveis e tecnologicamente evoluídos.
O projeto conta com um consórcio alargado de instituições de investigação, universidades, centros tecnológicos, entidades públicas e associações empresariais de Portugal e Espanha.
Mais informações sobre este projeto, cofinanciado pelo programa Interreg, podem ser consultadas em tid4agro.eu.