Um sistema para monitorizar os consumos de água, gás e energia eléctrica em habitações individuais, colectivas e condomínios deverá ser comercializado no segundo semestre de 2008, revelou hoje fonte da empresa EnerEfficency - Soluções Energéticas.
José Silva, sócio-gerente desta "spin-off" da Universidade de Coimbra (UC), disse hoje à agência Lusa que nesta nova ferramenta - o "eHome" - além da monitorização dos consumos de água, gás e energia eléctrica, "são incorporadas variáveis ligadas ao conforto e segurança na utilização dos edifícios, nomeadamente, sistemas de vigilância e controlo dos sistemas de climatização, entre outras características".
Fechar ou abrir estores ou ligar o aquecimento à distância, através da Internet ou do telemóvel, ser avisado de fugas ou de avarias, e ter informação acerca dos impactos ambientais dos consumos são algumas das valências que esta ferramenta "simples e acessível" proporcionará aos utilizadores.
O "eHome" baseia-se no "eMonitor", um projecto de então finalistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) premiado recentemente no concurso nacional "Ideias Luminosas - Eficiência Energética", da EDP, e que visa levar os seus utilizadores a obter poupanças significativas nos custos, tornando-os mais eficientes na utilização da água, gás e energia eléctrica.
"A contribuição que cada utilizador deve dar para compensar a sua pegada ecológica é calculada pelo sistema eMonitor", salienta José Silva.
O "eMonitor" pode proporcionar "reduções significativas nos consumos de energia e de água no sector dos serviços" e está a ser utilizado no edifício do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FCTUC.
De acordo com José Silva, este edifício é "um exemplo das poupanças que se podem obter com a utilização do sistema eMonitor, como ferramenta de monitorização, manutenção e sensibilização".
"No sistema de rega as poupanças cifram-se em 55 por cento. Sendo a água um bem escasso, a nossa preocupação deve ser elevada. Permitiu verificar utilizações excessivas de energia eléctrica e fazer a correcção das mesmas e, sendo difícil neste momento apontar um número exacto para as poupanças na energia eléctrica, estima-se que se situe nos 5 por cento da factura energética", adiantou.
De acordo com o sócio-gerente e director operacional da empresa, o "'eMonitor' distingue-se pela sua versatilidade, nas duas vertentes, software e hardware".
"Um cliente quis colocar no sistema a contabilização da utilização de papel para impressões e fotocópias. O sistema eMonitor faz essa monitorização, de uma forma automática, sabendo os custos inerentes e as emissões de dióxido de carbono associadas", adiantou.
Segundo José Silva, o "eMonitor" foi construído sob a premissa de que "tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado".
A EnerEfficiency - Soluções Energéticas iniciou a sua actividade em Setembro de 2007 com o objectivo de "ajudar as empresas a subsistirem de forma sustentável num mercado cada vez mais competitivo tanto a nível nacional como internacional".
Conta com a colaboração de engenheiros, consultores e investigadores pertencentes à Universidade de Coimbra, especializados em diversas áreas relacionadas com a energia e ambiente.
Com este "know-how" propõe-se "encontrar as soluções mais eficientes para uma utilização racional da energia, permitindo às empresas reduzirem a sua factura energética, assim como contribuir para um melhor ambiente, apostando no progresso e desenvolvimento sustentável", disse José Silva.
Fonte:
Lusa