Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) acolheu o evento TEF-Health 2024, que reuniu mais de 400 participantes de toda a Europa, incluindo startups, PMEs, organizações de saúde, decisores políticos, investidores e estudantes. O foco do evento foi a democratização da Inteligência Artificial (IA) na saúde, com especial destaque para os desafios e oportunidades introduzidos pelo AI Act da União Europeia.
Durante a sessão ‘TEF-Health: Um Instrumento para o Alinhamento, Segurança e Confiança da IA na Europa’, líderes da indústria e especialistas exploraram o papel crucial da iniciativa TEF-Health na promoção de um ecossistema de IA seguro e confiável para a saúde europeia. A discussão destacou os quadros de trabalho, diretrizes e mecanismos de apoio criados para garantir que as tecnologias de IA estão alinhadas com padrões éticos, cumprem os protocolos de segurança e priorizam a segurança dos pacientes e a privacidade dos dados.
António Lindo da Cunha, Diretor Executivo do Laboratório de Automática e Sistemas do IPN e Líder do Nó Português do TEF-Health, abriu a sessão com uma discussão sobre as oportunidades e riscos da IA na saúde. António destacou a importância de regulamentações, como o AI Act, para mitigar potenciais riscos, ao mesmo tempo promover a inovação.
Tatjana Evas, Responsável Jurídica e de Políticas na Comissão Europeia (DG CONNECT), apresentou percepções sobre o AI Act e o seu impacto nas soluções de Saúde". Tatjana explicou como o AI Act representa o primeiro quadro jurídico abrangente para IA na Europa e discutiu as suas implicações para o setor da saúde, especialmente em termos de inovação, segurança dos pacientes e confiança.
Saila Rinne, Chefe da Unidade "eHealth, Bem-Estar e Envelhecimento" da DG CONNECT, apresentou estratégias, quadro de trabalho e ferramentas da UE para apoiar a implementação do AI Act, focada nos esforços da UE para apoiar empresas, especialmente PMEs, no cumprimento das novas regulamentações, sublinhando instrumentos e apoio financeiro destinados a promover a inovação.
Petra Ritter, Coordenadora do TEF-Health e Diretora de Assuntos Internacionais na Charité-Universitätsmedizin Berlin, discutiu o papel do TEF-Health na validação de IA e robótica". Petra enfatizou o compromisso da iniciativa em fornecer acesso a instalações de teste e desenvolvimento de ponta em toda a Europa, ajudando as empresas a levar para o mercado soluções de saúde baseadas em IA seguras e eficazes.
Helena Rosário da Costa, Responsável Sénior de Políticas na Agência Nacional de Inovação (ANI), partilhou a perspectiva portuguesa sobre a implementação do AI Act. Helena apresentou as estratégias de Portugal para aplicar o AI Act, focando nas ferramentas e apoios disponíveis para ajudar as empresas nacionais a navegar no novo cenário regulatório.
Steffen Buchholz, da Divisão 124 – Segurança de Dispositivos Médicos no Ministério Federal da Saúde, Alemanha, falou sobre a interseção do AI Act com as regulamentações de Dispositivos Médicos na Alemanha. A sua apresentação detalhou como o AI Act funcionará em conjunto com as regulamentações existentes de dispositivos médicos para garantir segurança e confiança nas inovações em saúde.
Durante a segunda sessão, "TEF-Health: Call Aberta para PMEs e Histórias de Sucesso", Cristiana Costa, Coordenadora da Unidade de Impacto de I&D do LAS do IPN, Membro Executivo do Conselho do TEF-Health e Coordenadora do Nó Português, Anne-Laure Cadji, Coordenadora do Nó Belga do TEF-Health, e Maxime Rossi, Membro Executivo do Conselho do TEF-Health e Coordenador das Instalações de Testes Físicos, explicaram a iniciativa e como esta pode ser uma porta para validação e acesso ao mercado europeu, para todas as empresas de IA ou Robótica.
Foram partilhadas duas histórias de sucesso de empresas que irão beneficiar do apoio do TEF-Health, nomeadamente, a AI4MEDImaging (representada por Adriano Pinto, Senior Data Scientist) e a IONIC (representada por Igor Santos, MD e Chief Medical Officer).
O IPN lidera o consórcio nacional do TEF-Health, que inclui a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), a Unidade Local de Saúde do São João (ULS São João), os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, o Health Cluster Portugal e o EIT Health Innostars.