IPN - Instituto Pedro Nunes - Spire vai proteger a sua constelação de mais de 100 satélites com a solução de Gestão de Tráfego Espacial da Neuraspace

Espaço

A Spire, um dos líderes globais no fornecimento de dados para os setores marítimo, aéreo e meteorológico, vai adotar a plataforma de Gestão de Tráfego Espacial (STM) da Neuraspace na sua frota de mais de 100 satélites. A monitorização de todos os satélites será feita através do software da Neuraspace, permitindo à Spire acompanhar e gerir possíveis situações de colisão na sua constelação.

Com a implementação da plataforma Neuraspace, a Spire terá acesso a alertas automáticos sobre aproximações e análises aprofundadas do risco de colisões. Adicionalmente, esta ferramenta da Neuraspace fornecerá à Spire recomendações de manobras para evitar colisões, análises detalhadas de situações de aproximação, gestão de manobras e monitorização automatizada para o número crescente de satélites com propulsão (e que assim podem realizar manobras e evasão de colisão).
Esta plataforma facilita a tomada de decisões rápidas e informadas, diminuindo ainda mais o risco de colisões. A atualização automática de posições orbitais pela Neuraspace permitirá análises mais céleres de manobras evasivas, além de uma gestão de operações mais segura e eficiente.

Vincent Furia, Diretor Sénior de Planeamento e Operações de Constelações na Spire, sublinha que a "Spire lidera no modelo de negócios Space-as-a-Service. Com a plataforma STM da Neuraspace, conseguimos personalizar a monitorização e a análise de dados, oferecendo insights críticos sobre colisões. À medida que nossa constelação cresce e o congestionamento orbital se intensifica, o STM baseado em IA da Neuraspace minimiza a necessidade de intervenção humana, economiza combustível e otimiza as operações."

Para Chiara Manfletti, CEO da Neuraspace, "ser escolhida por uma empresa do setor NewSpace como a Spire, com sua vasta constelação, reflete a confiança depositada na nossa solução de STM. Isso também sublinha a necessidade de os operadores de satélites protegerem seus ativos espaciais. O crescente tráfego orbital e o lixo espacial representam um risco e um custo potencial para operadores de satélites e constelações, como a Spire. Com a nossa solução STM automatizada, que recolhe dados de múltiplas fontes, oferecemos uma visão e análise completas. Assim, diminuímos os riscos dos seus ativos e permitimos que os nossos clientes se foquem nas suas atividades principais."

A Neuraspace, uma das principais empresas globais em soluções de gestão de tráfego espacial (STM), tem sede no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. Estas inovações são resultado dos avanços do projeto AI Fights Space Debris, C626449889-00463050, Agenda Mobilizadora/Alianças para a Reindustrialização financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com um orçamento de 25 milhões de euros. O projeto visa impulsionar o crescimento da Neuraspace e de sua Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial, uma oferta única para operadores de satélites, apoiada por Inteligência Artificial e Machine Learning, para garantir operações espaciais seguras e evitar colisões com detritos e outros satélites.

O consórcio é liderado pela Neuraspace, em parceria com a GMVIS Skysoft, S.A, o Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, a Universidade de Coimbra, a Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimemto e a Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia.

15 de Abril de 2024