IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes junta-se ao INEGI em parceria com a ESA para desenvolver equipamento inovador de teste de tensão biaxial

Espaço

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em colaboração com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial (INEGI), foi selecionado pela Agência Espacial Europeia (ESA) para implementar um projeto inovador. Esta iniciativa centra-se no desenvolvimento, conceção e fabrico de um equipamento inovador de tensionamento bi-axial, um passo fundamental para o avanço das capacidades europeias em tecnologia espacial.

O principal objetivo desta parceria é melhorar a caracterização das malhas metálicas cruciais para os grandes refletores desdobráveis, apoiando assim a missão da ESA de reforçar a autonomia europeia e reduzir a dependência de fornecedores externos.

O equipamento atualmente em desenvolvimento tem como objetivo fornecer condições de teste abrangentes para malhas metálicas, produzindo dados e conhecimentos valiosos sobre o seu comportamento sob vários estados de tensão.

A ESA afirma: "A produção de um equipamento tão inovador permitirá aos fornecedores europeus desenvolver rapidamente material de malha metálica. A próxima missão Copernicus Imaging Microwave Radiometer (CIMR) será o primeiro LDR totalmente europeu a voar no espaço. Espera-se que esta seja a primeira de muitas missões europeias que utilizarão esta tecnologia de malha metálica".

Em estreita colaboração com a secção de antenas e ondas sub-mm da ESA, o projeto integra soluções inovadoras na conceção, representando uma abordagem pioneira ao processo de tensionamento.

O IPN aporta a este projeto a sua vasta experiência em Garantia de Qualidade do Produto, assegurando a entrega de hardware e respetiva documentação em conformidade com os mais elevados padrões, equivalentes ao hardware de voo.

O IPN reconhece a importância deste projeto para solidificar ainda mais o papel do instituto na prestação de serviços essenciais aos principais intervenientes no sector espacial.

Esta parceria entre o Instituto Pedro Nunes e o INEGI representa um passo significativo para o avanço das capacidades europeias em tecnologia espacial e sublinha a crescente proeminência de Portugal na indústria aeroespacial global.

Para além do IPN e do INEGI, o projeto "BATMAN - Bi-Axial Mesh Tensioning Manipulator for RF Measurement of Mesh Samples" conta ainda com a colaboração da empresa alemã Large Space Structures GmbH.

22 de Março de 2024