IPN - Instituto Pedro Nunes - Programa de aceleração para empresas no setor aeroespacial e automóvel arranca no HIESE de Penela

O HIESE, incubadora de Penela apoiada pelo Instituto Pedro Nunes, é um dos parceiros do programa SCAIRA, que tem como objetivo promover a criação e a aceleração de startups nas zonas rurais da região SUDOE, num quadro ecológico e com foco nos setores aeroespacial e automóvel.

O evento de arranque do SCAIRA decorreu em Toulouse, onde os representantes dos 13 parceiros europeus tiveram a oportunidade de discutir o âmbito do projeto e partilhar os seus pontos de vista sobre as dificuldades que uma iniciativa internacional pode colocar, entre outros.

O programa SCAIRA, financiado pelo Interreg SUDOE, é desenvolvido por cinco incubadoras localizadas em Espanha, França e Portugal, que disponibilizam a sua experiência e melhores práticas para o centro do plano de ação. Desafios industriais, territoriais e ambientais serão identificados e definidos por cinco clusters dos ecossistemas regionais dos parceiros.

Para atingir os objetivos, a iniciativa conta com uma rede e conhecimentos de treze parceiros: Aerospace Valley (França), IMT Mines Albi-Carmaux (França), IMT Mines Alès (França), CARO (França), SOLTENA (França), Airbus Atlantic (França), MOBINOV (Portugal), HIESE (Portugal), CIAC (Espanha), CEEIM (Espanha), FUNDECYT-PCTEX (Espanha), CTA (Espanha) e Renault España (Espanha).

18 de Março de 2024