IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes promove Transformação na Indústria Espacial em Portugal

Instituto Pedro Nunes promove Transformação na Indústria Espacial em Portugal
Espaço

O Instituto Pedro Nunes (IPN) está comprometido na redefinição do panorama espacial português, posicionando o país como uma ‘flying nation’, enquanto parte do consórcio da New Space Portugal. O IPN, em particular, destaca-se pelo seu compromisso em apoiar o ecossistema de startups e empresas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento e promoção do empreendedorismo no setor espacial nacional.

Segundo Jorge Pimenta, Diretor de Inovação do IPN, “ O consórcio New Space Portugal foi formado com uma missão: criar várias constelações de satélites de Observação da Terra, desenvolvendo capacidade tecnológica e know-how especializado para que o setor espacial nacional se afirme internacionalmente. É uma agenda ambiciosa e em que o IPN está empenhado a 100%”.

A Agenda NewSpace, inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), reflete o empenho de Portugal em impulsionar a inovação e a excelência tecnológica no campo espacial. Com a participação ativa de parceiros estratégicos, a agenda projeta uma visão ousada para o futuro, com o objetivo de consolidar Portugal como uma potência no mercado espacial internacional.

No âmbito desta Agenda, o IPN lidera, o Work Package "Enabling and Empowering Entrepreneurship in the Space Ecosystem", em co-promoção com a GEOSAT e a Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados (VdA).

A primeira Assembleia Geral da Agenda NewSpace, realizou-se no dia 17 de janeiro, nas instalações do co-promotor CEiiA - Centre of Engineering and Product Development, em Matosinhos, foi liderada pela GEOSAT. A reunião serviu para discutir os resultados de um ano de trabalho e delinear o futuro do setor espacial português.

Este PRR, que envolve a participação de cerca de mil colaboradores, visa criar constelações de satélites de Observação da Terra, desenvolvendo assim capacidade tecnológica e know-how especializado. O IPN desempenha um papel essencial nesse esforço coletivo, contribuindo para posicionar o setor espacial nacional como uma força destacada no mercado internacional, tudo a partir de solo português.

22 de Janeiro de 2024