IPN - Instituto Pedro Nunes - TEF-Health: Consórcio Nacional reúne no IPN para impulsionar inovações na área da Saúde

O Instituto Pedro Nunes (IPN) acolheu, no dia 30 de maio, a reunião de consórcio do TEF-Health – Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende agilizar o processo de certificação e testes de tecnologia baseada em inteligência artificial e robótica na área da saúde. O IPN, através do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS), lidera o consórcio nacional e vai prestar os serviços na área tecnológica e de regulamentação de dispositivos médicos.

O TEF-Health, co financiada pela Comissão Europeia num investimento de oito milhões de euros em Portugal e com duração de cinco anos, visa promover a medicina personalizada e os cuidados centrados no cidadão, aumentando a eficácia, resiliência e sustentabilidade dos sistemas de saúde, por meio da aplicação de soluções de Inteligência Artificial (IA) e robótica.

Este programa pretende também reduzir as desigualdades na prestação de cuidados de saúde na Europa, sem comprometer a conformidade com os requisitos legais, éticos, de qualidade e interoperabilidade exigidos no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Além do IPN, esta iniciativa conta com a participação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), Centro Hospitalar de São João, no Porto, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Health Cluster Portugal e EIT Health Innostars.

Com este projeto serão criadas estruturas denominadas de TEF (Testing and Experimental Facilities), que vão criar uma ponte entre empresas e hospitais. Os TEF, para além de poderem servir como ambiente de teste e demonstração de soluções, servirão também para revisões éticas e de protecção de dados dos projetos das empresas, contemplando ainda atividades como a incubação ou a análise de mercado.

O projeto europeu contempla um consórcio de 52 entidades de 10 países, sendo liderado pelo Hospital Universitário Charité, em Berlim (Alemanha).

31 de Maio de 2023