IPN - Instituto Pedro Nunes - 12 ideias de negócio inovadoras apresentadas durante Demo Day do programa de aceleração do IPN

IPN     IPN Incubadora
12 ideias de negócio inovadoras apresentadas durante Demo Day do programa de aceleração do IPN
Geral
 
Click here for the English version.

A apresentação das doze equipas que participaram no programa de aceleração de tecnologias e ideias em negócios do Instituto Pedro Nunes (IPN), o ineo start, decorreu no passado dia 5 de maio. Ao longo das últimas 11 edições, o ineo start juntou mais de 134 equipas. Empresas como a Laser Leap, Sensing Future, ihCare, doDOC, Sentilant, Mitotag, The Loop co, MedsimLab, TUU, EcoX, Spotlite e NerveGen, tiveram a sua origem no ineo start.


Projetos ligados a áreas de negócio como saúde, alimentação, ambiente, turismo, recursos humanos e cidades inteligentes, foram apresentados publicamente a uma plateia de investidores, potenciais clientes, parceiros e outros stakeholders.


O evento contou com a presença do presidente da Direção do IPN, João Gabriel Silva, e do diretor de inovação do IPN, Jorge Pimenta.


Durante quatro semanas os participantes tiveram acesso a workshops, formação e mentoria, em temas tão variados como financiamento, business modeling, marketing e Propriedade Intelectual, com o apoio de cerca de 30 mentores.
Parte integrante do Programa INOVC+ e com financiamento do Programa Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, o Ineo Start é um dos mais antigos programas de aceleração nacional.


Informação sobre os 12 projetos apresentados:

FiberLoop
A FiberLoop é um sistema de deteção em tempo real de fugas de água das redes de distribuição públicas. Baseia-se em tecnologias de fibra ótica e possibilita uma gestão eficiente da água pública.


EXOS
Na EXOS estão a desenvolver próteses e ortóteses personalizáveis, duráveis e acessíveis, produzidas por impressão 3D, para uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiências físicas e neurológicas.


Pubbly
A Pubbly é uma aplicação que garante aos restaurantes um marketing eficaz e orgânico para restaurantes, alavancando a sua notoriedade e divulgação. Através da Pubbly, os clientes partilham as suas experiências gastronómicas nas redes sociais, em troca de um desconto a oferecer pelos restaurantes.


Tensegrity
A Tensegrity está a desenvolver uma solução em forma de App e plataforma online nas quatro áreas da preservação da saúde: sono/descanso, alimentação, saúde física e saúde mental, com uma abordagem holística.


Kulture
A Kulture é uma aplicação de recrutamento, que utiliza IA e machine learning, que conecta empresas e candidatos, contribuindo para melhores contratações, em menos tempo e por menos dinheiro.


PURR.AI
A PURR.AI é uma biotech que otimiza o desenvolvimento de fármacos para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, poupando tempo e dinheiro à indústria, usando o poder da Inteligência Artificial.


eFilters
A eFilters possibilita reduzir o custo operacional das estações de tratamento de efluentes, de forma renovável, além de ser capaz de gerar energia elétrica e hidrogénio, tendo um menor custo de implantação.


Paperlens
O Paperlens é uma plataforma que otimiza o processo de recrutamento científico por parte de startups biomédicas. Poupa tempo, custos e reduz o risco na contratação de quadros altamente especializados.


In Fibro
A In Fibro desenvolve um penso com aplicações médicas, que combina uma rápida reepitelização e regeneração dos tecidos com a diminuição da dor associada ao ferimento, possibilitando também a personalização do tratamento.


Trilha do Sabor
A Trilha do Sabor pretende criar sinergias entre os pequenos produtores e o canal HO.RE.CA (Hóteis, Restaurantes e Cafeterias), num sistema de cooperação para garantir a sustentabilidade.


myPOC
A myPOC é uma aplicação para smartphone que aumenta a acessibilidade e personaliza o tratamento da Perturbação Obsessivo-Compulsiva, através de abordagens de recolha de dados inovadoras e seguras.


Freeasy
A Freeasy disponibiliza refeições congeladas personalizadas com base nos dados biométricos dos utilizadores, que são acompanhados nos seus planos nutricionais por uma ferramenta de inteligência artificial.


Data

5 de Maio de 2023

Partilhar