IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN Incubadora presta apoio técnico a incubadoras no Egito e na Jordânia

IPN     IPN Incubadora
IPN Incubadora presta apoio técnico a incubadoras no Egito e na Jordânia
Aceleradora
Geral
Incubadora
 
A IPN Incubadora vai participar, ao longo de todo o ano de 2023, no Programa de Apoio à Inovação (Innovation Support Programme - ISP) financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) ao abrigo da Iniciativa de Resiliência Económica (ERI). Este programa de Assistência Técnica visa apoiar, através de Instituições de referência na Europa, os setores público e privado, bem como os intermediários financeiros, através do desenvolvimento de capacidades, identificação, preparação e implementação de projetos colaborativos com os países vizinhos do Sul (ISP-Southern Neighbourhood) e contempla Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia. Os beneficiários são incubadoras regionais, parques científicos e tecnológicos e outras organizações semelhantes, localizadas nesses países, bem como os respetivos empreendedores e startups instaladas.

       

As atividades a desenvolver, vão incidir, concretamente, em dois programas de geminação (twinning), respetivamente com as incubadoras mais importantes do Egito (Cultiv, no Cairo) e da Jordânia (Jordan Start, na cidade de Irbid), ambas relativamente recentes e beneficiárias de diversos apoios do Banco Europeu de Investimento aquando do seu lançamento.


Paulo Santos, Diretor de Incubação e Aceleração do IPN, Ana Seguro, Coordenadora de Incubação, e Jorge Pimenta, Diretor de Inovação, participaram na passada semana, de 10 a 17 de fevereiro, nas primeiras visitas técnicas à Cultiv e à Jordan Start, durante as quais tiveram oportunidade de contactar com os colegas responsáveis destas, bem como representantes de algumas das empresas incubadas, no sentido de conhecer os respetivos ecossistemas. Neste primeiro encontro físico, foi já possível diagnosticar e identificar com maior precisão, áreas específicas de colaboração que serão desenvolvidas durante o programa de assistência técnica, como por exemplo: processos e metodologias de incubação e aceleração; propriedade intelectual e transferência de tecnologia, modelo de negócio e sustentabilidade, softlanding cruzado de startups, acesso a capital de risco, construção de redes e parcerias internacionais, entre outras.


Ao longo de 2023 será realizado um trabalho contínuo de desenvolvimento de capacidades nas áreas acima mencionadas e estão previstas novas visitas de equipas técnicas da IPN Incubadora tanto à Cultiv, como à Jordan Start, bem como destas e de algumas das suas empresas incubadas ao IPN e IPN Incubadora para consolidação do processo de geminação e identificação de novas áreas de colaboração.


Os resultados esperados do ISP-SN incluem o reforço da capacidade das incubadoras beneficiárias e do pessoal especializado em ciência/tecnologia e empreendedores residentes, a prestação de novos serviços de apoio a startups; o aumento do número de empresas startups em setores de alta tecnologia e sua preparação para levantar rondas de investimento e a criação de empregos altamente qualificados. O impacto mais amplo será a criação de uma base para a construção de um ecossistema de inovação mais dinâmico em toda a região.

O Innovation Support Programme for The Southern Neighbourhood é uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI), intermediada pela INTEGRATION International Management Consultants GmbH, de Frankfurt, Alemanha.

Data

23 de Fevereiro de 2023

Partilhar