IPN - Instituto Pedro Nunes - 11ª edição do ineo start chega ao fim

IPN     IPN Incubadora
11ª edição do ineo start chega ao fim
Aceleradora
Geral
Incubadora
Transf. Tecnologia e PI
 
A apresentação das dez equipas que participaram no programa de aceleração de tecnologias e ideias em negócios do Instituto Pedro Nunes (IPN), o ineo start, decorreu no passado dia 26 de outubro. Ao longo das últimas 10 edições, o ineo start juntou mais de 900 participantes e 124 equipas. Empresas como a doDoc, The Loop Co., TUU, Spacelayer Technologies, ihCare, LaserLeap ou Sensing Future, tiveram a sua origem no ineo start.


Projetos ligados a áreas de negócio como saúde, retalho, software, desporto, agricultura, nutrição e proteção florestal foram apresentados publicamente a uma plateia de investidores, potenciais clientes, parceiros e outros stakeholders.


O evento contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Jorge Brandão, do presidente da Direção do IPN, João Gabriel Silva e do diretor de inovação do IPN, Jorge Pimenta.


Durante quatro semanas os participantes tiveram acesso a workshops, formação e mentoria, em temas tão variados como financiamento, business modeling, markets e marketing, vendas e distribuição, Propriedade Intelectual e go-to-market strategy.


Informação sobre os 10 projetos apresentados:

HopeFlow
O HopeFlow consiste num dispositivo de hidratação por via subcutânea, pronto a utilizar (pré-preenchido), e que é preparado em uni doses de 400 mL. Ao contrário da administração EV, esta solução evita a exposição da corrente sanguínea ao risco de infeção, podendo ser manuseado por uma pessoa que não seja profissional de saúde, uma vez que utiliza uma tecnologia de «remove and apply». Por outro lado, é leve (400 gr), o que contribui para resolver o problema de acessibilidade e transporte, diminuindo os custos associados. Um único HopeFlow pode hidratar uma criança numa situação de urgência, sem necessidade de profissionais qualificados ou infraestruturas especializadas.


iToWin
A iToWin desenvolve soluções tecnológicas que visam a modernização e eficácia das atividades e processos das organizações desportivas. Para o desenvolvimento do produto para o Futebol, desenvolveram interfaces simples e intuitivas utilizando as “best practices of patterns” no desenvolvimento de “frontends”; implementaram smart interfaces costumizáveis que permitam o software adaptar-se aos modelos e rotinas dos utilizadores - IA e AR; reduziram o tempo de realização das tarefas de planeamento (por exemplo: desenho da sessão de treino, análise treino e avaliação, relatórios de jogo, etc...); desenvolveram um dispositivo de interface humana (HID) que é tão simples de usar como o lápis e papel (ferramentas preferidas do treinador); tornaram os softwares colaborativos com soluções “Real Time”; criaram API s de integração de dados (FPF) reduzindo todo o processo burocrático de certificação.

PkExplorer
A PkExplorer visa trabalhar em estreita colaboração com hospitais, clínicas e outras unidades de saúde, oferecendo a análise e/ou interpretação dos resultados analíticos, de modo a sustentar e auxiliar a decisão do clinico no ajuste das doses. A prestação dos seus serviços implicará a colheita de uma amostra de sangue ou saliva (durante internamento ou em ambulatório) e permitirá o aumento da eficácia terapêutica e ganhos em saúde, bem como a diminuição dos custos hospitalares, através da redução e evicção de internamentos.


Rserve
A Rserve surge da necessidade de marcação imediata de serviços, sendo um marketplace de agendamentos para vários setores de mercado, a qualquer hora e em qualquer lugar. Inclui dois tipos de plataformas: uma plataforma personalizada por prestador de serviço, que gere automaticamente as marcações da sua carteira de clientes já existentes e um marketplace, que permita a pesquisa por prestadores de serviços, em função das preferências dos utilizadores: preço, rating, urgência, proximidade, entre outras variáveis.


NerveGen
O NerveGen é um dispositivo médico que se distingue por ser biodegradável de forma controlada, não tóxico e completamente seguro, sendo produzido integralmente com polímeros aprovados pela FDA. Adicionalmente, o uso da tecnologia de impressão 3D permite a fabricação fácil e acessível dos dispositivos com caraterísticas/propriedades customizadas às necessidades de cada paciente, permitindo uma completa e rápida recuperação de lesões nervosas de curtas e longas dimensões. Esta tecnologia inovadora refere-se à área de atendimento médico personalizado, onde os cirurgiões podem ter acesso a dispositivos com caraterísticas precisas para cada paciente.


GoldenCap
A GoldenCap ambiciona ser um dos maiores produtores e exportadores de cogumelos decompositores de madeira e estar na vanguarda da tecnologia de produção.


Data Inmensus
A Data Inmensus faz a transformação de dados, captando-os, processando-os e sugerindo ações rentáveis para as empresas, criando valor acrescentado para os utilizadores finais.


FUTURAL WORKS
A FUTURAL WORKS está a desenvolver uma solução alternativa para o combate aéreo a incêndios, tornando as aeronaves existentes (helicópteros e aviões) em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) autónomos. Estas aeronaves serão capacitadas com um conjunto de sistemas e software (Kit) que lhes dão capacidade de reconhecer o ambiente que as rodeia (visão) e de navegar (comunicação e inteligência computacional) 24/7 sem recurso a pilotos. Com o uso destas aeronaves modificadas a eficácia no combate a incêndios florestais aumenta, o número de pilotos vítimas de acidentes aéreos será́ nulo e a área ardida e os custos ambientais e económicos são diminuídos. A FUTURAL WORKS vai contribuir para a redução dos incêndios florestais e do aquecimento global, utilizando uma aviação mais segura, sustentável e eficaz.


MiroBio
Na MiroBio pretendem promover a saúde através de alimentos saudáveis, funcionais e adequados para bebés e crianças. Tudo isso com conveniência, comodidade e segurança. A proposta é uma refeição completa, saborosa, com todos os macronutrientes (proteínas, lipídios, hidratos de carbono) e micronutrientes (vitaminas e minerais) necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável, de crianças entre os 6 e 36 meses. Tudo isso num pré́ preparado único, que pode ser feito em qualquer lugar, seja, centros comerciais, praças de alimentação, aviões, comboios, restaurantes, cafés e padarias, casas de familiares e amigos, bastando juntar água e recorrer a um micro-ondas durante 2 minutos.


HaPILLness

A tecnologia HaPILLness responde uma necessidade de doseamento oral, voluntário, com precisão e individualizado, em animais de laboratório. Consiste num goma segura e inerte capaz de incorporar substâncias que os roedores consomem de forma voluntária, rápida e individualizada.



Data

27 de Outubro de 2022

Partilhar