A “HotelTech” venceu a 3.ª edição do programa de aceleração Newton, dedicado a ideias de negócio no setor do turismo e promovido pela Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC). A ideia vencedora do concurso, com um prémio de três mil euros, assenta numa multiplataforma digital para a gestão hoteleira, “desenhada para eliminar barreiras como, por exemplo, acelerar o check-in” bem como a optimização de tempos na relação entre os hóspedes e os hóteis.
O segundo classificado do programa Newton foi a “Guetta Guide”, uma aplicação que pretende ligar guias a turistas, de forma a proporcionar o “acesso a experiências turísticas personalizadas” por guias profissionais.
O “Abrigo do Queijo da Serra da Estrela DOP” ficou em terceiro lugar com uma ideia de negócio que pretende proporcionar aos visitantes de um espaço a implementar na Serra da Estrela “uma experiência cultural” baseada no Queijo da Serra, através de realidade virtual.
Houve ainda lugar para uma menção honrosa à plataforma digital “Geonatour”, dedicada à dinamização do turismo de Geoparques.
Os prémios, que vão dos 500 euros até aos 3.000 euros, são dados em forma de serviços de apoio ao desenvolvimento das ideias.
O Programa Newton insere-se na estratégia do Instituto Pedro Nunes de dinamização de programas de aceleração que, através do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação (VCI), ajuda a desenvolver e a acelerar ideias de negócio, fortalecendo o ecossistema de inovação e transformação digital, nomeadamente, através do apoio à criação de empresas.
O programa de aceleração Newton é promovido pela RIERC e, além do IPN, conta com o apoio da Turismo de Portugal e do Turismo Centro de Portugal.
Ideias a Concurso:
FireUp Sports
Agência de viagens vocacionada para a organização de tours ou estágios desportivos de seleções, clubes, equipas, escolas ou universidades, a nível internacional. Comercialização do pacote contínuo e integrado, desde a chegada à partida do Aeroporto.
Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP
O “ABRIGO DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP” pretende proporcionar uma experiência cultural, sensorial e única, através de realidade virtual 360º, Interactividade, experiência, digitalização e participação, para desenvolver o património cultural da Serra da Estrela.
EART
App de monitorização de consumo energético para eco hotéis. O Eco Resort é uma ferramenta de gestão dos consumos energéticos e de água para eco hotéis, que está a ser desenvolvida em parceria com o hotel Rio do Prado (Óbidos).
Permite uma monitorização e análise dos gastos de águas quente, fria e cinzenta bem como os gastos de electricidade de cada quarto, e de monitorizar áreas do hotel com elevado impacto nos gastos como a cozinha e a lavandaria.
Portugal4CampingCar
Rede de agentes locais para acolhimento de autocaravanistas. Pretende explorar áreas de estacionamento privado no turismo local.
HotelTech
A HotelTech é uma solução multiplataforma digital inovadora para a gestão hoteleira desenhada para eliminar barreiras, como por exemplo, acelerar o check-in. Também permite a pesquisa de spots para visitar, através da autogestão da estadia feita pelo hóspede. Tudo isso através de um Concierge Virtual, o Robert™.
Geonatour
Plataforma digital para dinamizar turismo na região de Geoparques - poucos roteiros se encontram ainda no digital.
A Geonatour presta serviços nas áreas das Geociências e produção de conteúdos didáticos digitais de índole geológico e natural que se constitui a ideia inovadora deste projeto. Através da nossa aplicação smartphone é possível incorporar percursos de natureza, pontos de interesse (natural, geológico, biológico, histórico, arquitetónico, etc) ou praias fluviais apostando numa forte componente de divulgação com claras vantagens para a promoção nacional.
Smart City Concierge
O Smart City Concierge é um assistente de viagem virtual, um travel chatbot que viverá em plataformas de instant messaging (Facebook Messenger e Whatsapp) que vai interagir com as pessoas da forma mais natural, fazendo sugestões para itinerários.
SurfHandShape
Aprender a arte de fazer pranchas de surf/snowboard/ski e disfrutar da nossa riqueza cultural e paisagística.
OptiPed - Soft Tourism Tailored Systems
App que permite aos utilizadores dar feedback sobre percursos pedestres e assinalar necessidades de melhorias, otimização da gestão e manutenção.
ETAL- Education & Travel Alliance
Turismo educacional para nacionais e estrangeiros que queiram melhorar a língua. O ETAL pretende proporcionar experiências de turismo educacional personalizáveis para ir ao encontro das necessidades e motivações específicas dos clientes. Turismo e Educação são mesclados na oferta de atividades de desenvolvimento de competências específicas complementadas por atividades turísticas.
Guettaguide
App que liga turistas com guias turísticos, numa lógica de freelance e ofertas de roteiros mais específicos. Torna fácil e rápido o acesso a experiências turísticas personalizadas, preparadas por profissionais de confiança.
Portugal Bike Tasty
App dedicada ao cicloturismo. Plataforma digital dedicada ao cicloturismo e atividades com bicicleta na Região Centro de Portugal. A utilização inicia-se com a escolha da tipologia da bicicleta, seja para cicloturismo, cicloviagens, passeios citadinos, aventuras, treinamentos, etc. De seguida são apresentados locais e roteiros recomendados para esse tipo de bicicleta na região.
Inicialmente pretende-se comercializar roteiros auto-guiados e auto-guiados com apoio remoto, experiências, posteriormente pode-se avançar à possibilidade de serem guiados e acrescentar uma série de outros serviços/produtos/experiências.
Stay
People Experience your story: Plataforma digital que permite às pessoas criar o seu produto turístico de alojamento e atividades, aproximando os turistas e os locals, para uma experiência mais autêntica.
Casas Contadas
Projeto pretende dinamizar centro histórico de coimbra, com visitas culturais, guiadas, ao Centro Histórico de Coimbra (alta e baixa), tendo por mote as casas e as vivências da cidade e proporcionando experiências de autenticidade e sociabilidade.