A reunião oficial de arranque do projeto NOVExport: um hub acelerador das exportações para as PME SUDOE, ocorreu no passado dia 10 de outubro, em Toulouse, França. A reunião contou com a participação de todos os parceiros, nomeadamente, Instituto Pedro Nunes, Aerospace Valley, Madrid Plataforma Aeronáutica y del Espaci, Asociación de Industrias de Conocimiento y Tecnología, Université de Bordeaux, AD'OCC -Sud De France Developpement e Fundación Fundecyt- Parque Científico Y Tecnológico de Extremadura.
O desafio do projeto NOVExport é apoiar as PME da região SUDOE no seu desenvolvimento para os mercados da Agricultura, Ambiente e Marítimo dos países da América Latina, apoiando a maturação tecnológica dos seus serviços e/ou produtos (através da utilização de dados espaciais e digitais e internet das Coisas) para responder às necessidades e desafios destes mercados de exportação.
O objetivo do NOVExport, é assim, aceder os maiores e mais rentáveis mercados da América Latina para promover produtos e serviços de alta qualidade através de um processo contínuo e coletivo em todos os territórios SUDOE dos parceiros.