O
FitoLab - Laboratório de Fitossanidade do Instituto Pedro Nunes, marcou presença na
Feira Nacional da Floresta, onde apresentou as formas de deteção de pragas e doenças das plantas e a investigação realizada nesta área, como contributo para a promoção da fitossanidade agrícola e florestal.
Decorreu de 22 a 25 de abril na Expocentro - Pombal e foi organizada pelas entidades: Município de Pombal, Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal, CRL (COPOMBAL), Associação de Produtores Florestais de Pombal (APF) e Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (ADILPOM).
Na Feira Nacional foi apresentada uma mostra da Floresta Portuguesa, percorrendo todas as áreas de interesse da fileira florestal, desde o ordenamento do território, à produção de plantas, certificação florestal, proteção civil, segurança no trabalho, investigação e sensibilização sobre temáticas da floresta, dando igualmente especial ênfase às diversas soluções comerciais, tecnológicas, máquinas e equipamentos que sirvem produtores, empresas, transformadores, madeireiros, associações e federações nacionais da floresta e resinas.
O Pombal Jornal foi o jornal regional oficial da feira e o FitoLab esteve em destaque na edição especial lançada durante o evento.
Sobre o Laboratório de Fitossanidade
Laboratório independente com supervisão de investigadores ligados à Universidade de Coimbra que reúne competências, conhecimentos e capacidade de resposta, garantindo qualidade e celeridade nas suas avaliações.
É reconhecido pela DGAV (Direcção Geral da Alimentação e Veterinária) para a deteção de organismos de quarentena:
Bursaphelenchus xylophilus (nemátode da madeira do pinheiro) e
Fusarium circinatum (cancro resinoso do pinheiro),
Citrus tristeza virus (CTV),
Globodera pallida e
Globodera rostochiensis (nemátodes de quisto da batateira),
Erwinia amylovora (fogo bacteriano),
Pseudomonas syringae pv. actinidiae (PSA),
Xylella fastidiosa e
Candidatus Liberibacter spp. (citrus greening).
www.ipn.pt/laboratorio/FITOLAB