IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN e Active Space Technologies juntos em projecto europeu FP7

IPN     IPN Incubadora
IPN e Active Space Technologies juntos em projecto europeu FP7
Geral
Transf. Tecnologia e PI
 
O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) do Instituto Pedro Nunes iniciou mais um projecto no âmbito do 7º Programa Quadro Europeu (FP7 SME-2012 - Research for the Benefit of SMEs).

O projecto, ICECLAY - Highly efficient production of ultra-lightweight clay-aerogel materials and their integrated composites for building insulation, visa criar uma nova geração de materiais/produtos de isolamento nano-estruturados e ultra-leves, à base de aerogeis compósitos de argila e polímeros, concebidos para o isolamento de edifícios com elevada eficiência energética e especialmente direccionados para operações de renovação.

O IPN lidera o desenvolvimento da parte inorgânica dos novos materiais/produtos e também a metodologia de processamento tecnológico para fabricação destes. Paralelamente, é co-responsável pelas acções de caracterização e avaliação de propriedades físico-químicas das matérias-primas e produtos e por atestar a conformidade dos produtos resultantes com os objectivos técnicos do projecto.

Este projecto, com início no passado dia 1 de Outubro e duração de 2 anos, resultou de uma candidatura elaborada pelo IPN, que foi igualmente o coordenador da constituição do consórcio europeu. O consórcio, liderado pela empresa Active Space Technologies – empresa que esteve instalada na Incubadora do IPN, integra como parceiro RTD a Brunel University - Nano Cellulose and Bio Composite Research Centre, e as empresas AST (Coordenador), Devan Chemicals NV, Ecoterra Desarrollo Sostenible SL, Construcciones Garcia Rama SL e Slovenski Gradbeni Grozd, Gospodarsko Interesno Zdruzenje.

Data

4 de Outubro de 2012

Partilhar