Face a dificuldade de reter jovens adultos e famílias em zonas rurais, através do intercâmbio de boas práticas entre Espanha, Portugal e Itália, o Rural Creative Labs, pretende aumentar a iniciativa empreendedora da população jovem que vive em zonas rurais, através de ferramentas digitais criativas, na capacitação de facilitadores adultos e na criação de oportunidades transnacionais.
Aumentar o sentido de iniciativa e a mentalidade empreendedora da população jovem adulta que vive em zonas rurais, investindo em novas ferramentas digitais e criativas/artísticas, na capacitação de facilitadores adultos e na criação de oportunidades transnacionais para os aprendentes a nível europeu. Dando as ferramentas e as condições para que os jovens adultos se (re)convidem a si próprios e às suas comunidades rurais, queremos contribuir para a luta contra o despovoamento e para a realização profissional.
OBJETIVOS
1. Promover o intercâmbio de boas práticas e metodologias entre ONGs/empresários/centros de aprendizagem digital e outras entidades locais de 3 países da UE;
2. Conceber formação transnacional de qualidade e oportunidades de trabalho em rede para capacitar jovens adultos e educadores que vivem em zonas rurais;
3. Aumentar as competências transversais, o empreendedorismo e as competências digitais dos jovens adultos rurais e população de educadores a nível local/global;
4. Contribuir para o sentimento de pertença enquanto cidadãos europeus e motivar os participantes a aprender mais sobre a UE, criando uma rede europeia;
5. Investir no reforço das capacidades dos mediadores adultos, promovendo um trabalho de elevada qualidade e métodos inovadores para chegar aos jovens rurais.
ATIVIDADES
1. Concepção do Toolkit "Rural Creative Labs" que será disponibilizado online para download gratuito - este toolkit incluirá todos os passos necessários para a organização de um bootcamp baseado nos princípios da educação não formal, para empreendedorismo e o espírito de iniciativa nas zonas rurais com jovens adultos, utilizando diferentes metodologias como as artes criativas, as ferramentas digitais, design thinking, etc.;
2. Formação transnacional para 12 funcionários e educadores de adultos. partilha de boas práticas para estimular o sentido de iniciativa e o empreendedorismo de aprendentes adultos que vivem em zonas rurais, utilizando artes criativas e ferramentas digitais;
3. Pesquisa e mapeamento de boas práticas com base na utilização de artes criativas e ferramentas digitais para promover o empreendedorismo com jovens adultos rurais que serão partilhadas na plataforma do projeto;
4. Implementação de bootcamps locais com um mínimo de 12 jovens adultos locais;
5. Programa Residencial para os 5 melhores participantes extraídos dos bootcamps locais e 1 educador adulto de cada organização parceira.