IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/PCL/2025/CON15

Referência

IPN/PCL/2025/CON15

Unidade

Laboratório de Química e Polímeros

Área Científica

Ciências e Engenharia dos Materiais

Local de Realização

IPN

Documentos

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Apoio

Apoios

Orientador

Jorge Coelho

Instituição do orientador

IPN

Categoria do orientador

Professor catedrático

Objetivos

O objetivo deste projeto é desenvolver novos medicamentos para o tratamento de Alzheimer, combinando a ação dos glicopolímeros como inibidores da agregação amiloide e o PDMAEMA como transportador de microRNAs. Os copolímeros responsivos permitirão a sua clivagem estrutural sob condições de neuroinflamação, proporcionando a sua entrega localizada, eliminando efeitos adversos. O Copolym4AD contribuirá para o conhecimento de futuros candidatos a medicamentos.

Tema do plano de trabalhos

Combater a doença de Alzeimer usando copolimeros multivalentes feitos sob medida

Plano de trabalhos

O plano de trabalhos envolverá a síntese de glicopolímeros com diferentes características estruturais e a sua aplicação com inibidores de agregação amiloide. Após o desenvolvimento das formulações, será avaliada a sua biodegradabilidade, mucoadesividade e perfil citológico em linhas celulares neurais com expressão amiloide.

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

1309.64 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

Mensal

Duração

12 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

A bolsa destina-se alunos inscritos em cursos não conferentes de grau ou a estudantes de Doutoramento na área de Engenharia Química ou afins, detentores de mestrado na área de Engenharia Química ou afins.

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Data de anúncio

2025-12-11

Data de início para entrega de candidaturas

2025-12-27

Data limite para entrega de candidaturas

2026-01-12