IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2025/CON40

Referência

IPN/LIS/2025/CON40

Unidade

Laboratório de Informática e Sistemas

Área Científica

Engenharia Electrotécnica e Informática

Local de Realização

Instituto Pedro Nunes

Documentos

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Apoio

Apoios

Orientador

Marília Curado

Instituição do orientador

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Categoria do orientador

Professor catedrático

Objetivos

Os processos participativos (PP), como os orçamentos participativos, são cada vez mais relevantes globalmente, evoluindo de simples votações para dinâmicas de cocriação e coparticipação. As atuais plataformas de suporte a estes processos necessitam de evoluir para acompanhar esta transformação, nomeadamente no que diz respeito ao robustecimento dos mecanismos de deteção de fraudes. Processos eleitorais recentes evidenciaram os riscos da interferência ilegítima por interesses económicos, políticos ou de outra natureza. Estas atitudes maliciosas estendem-se também aos PP, que estão sujeitos a riscos como a manipulação de resultados, a apresentação de propostas falsas, maliciosas ou fragmentativas, e o uso de linguagem tóxica. A ausência de sistemas avançados de deteção destes riscos afeta a transparência e credibilidade desses processos. Identificar padrões de comportamento malicioso ou irregularidades requer ferramentas baseadas em técnicas sofisticadas de análise de dados e processamento de linguagem natural (PLN), que possam considerar elementos como a análise de sentimentos, a identificação de padrões de comportamento suspeito, e a autenticação de identidade.
O presente concurso de bolsa enquadra-se no projeto CoParticipation, onde o IPN está a colaborar no desenvolvimento de uma plataforma tecnológica inovadora que, entre outras funcionalidades, visa incorporar mecanismos de deteção de atividades maliciosas. Desta forma, prevê-se que o bolseiro investigue, conceba e desenvolva esse módulo, integrando:
(i) Mecanismos para identificar automaticamente padrões de linguagem prejudiciais com base em grandes modelos de linguagem (LLMs) e análise de sentimentos utilizando como modelo de referência o GPT-4;
(ii)Mecanismos de fact-check baseados em soluções do estado de arte como Google Fact Check Tools e sistemas de guardrails baseados em GuardRails AI.
O projeto já se encontra em fase de desenvolvimento, com acesso a dados e infraestrutura para a criação e teste das soluções.

Tema do plano de trabalhos

Deteção de atividades maliciosas em Processos Participativos

Plano de trabalhos

O plano de trabalhos será composto pelas seguintes fases:
. Análise do estado da arte e requisitos: Aprofundamento do estudo sobre LLMs e técnicas de PLN e análise de sentimento. Levantamento e detalhe dos requisitos para o módulo a desenvolver.
. Conceção e especificação: Definição da arquitetura detalhada dos módulos associados à deteção de atividades maliciosas. Especificação dos algoritmos, modelos de dados e interfaces. Investigação e seleção das ferramentas e tecnologias a utilizar.
. Desenvolvimento inicial e prototipagem: Início do desenvolvimento dos componentes nucleares dos sistemas de deteção de atividades maliciosas. Criação de protótipos iniciais para validação de conceitos e algoritmos. Preparação de datasets para treino e teste.
. Implementação e Desenvolvimento Avançado: Desenvolvimento completo dos módulos de deteção, incluindo o treino dos modelos associados.
. Integração e Testes: Integração dos módulos desenvolvidos na plataforma principal. Realização de testes exaustivos para avaliar a funcionalidade, robustez, desempenho e precisão dos sistemas. Refinamento e otimização dos algoritmos e interfaces com base nos resultados dos testes.
. Documentação: Elaboração da documentação técnica detalhada dos módulos desenvolvidos.

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

1309.64 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

Mensal

Duração

6 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

Mestres na área de Engenharia Informática ou equivalente, inscritos em doutoramento ou em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Data de anúncio

2025-11-24

Data de início para entrega de candidaturas

2025-12-10

Data limite para entrega de candidaturas

2025-12-23