A Crioestaminal recebeu a acreditação da AABB, sendo o único laboratório de criopreservação de sangue do cordão umbilical em Portugal acreditado por esta entidade.
A Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) é uma entidade reconhecida internacionalmente, responsável pela elaboração de normas de qualidade relativas às actividades de colheita, processamento, distribuição e administração de produtos de terapia celular. É uma das duas instituições a nível mundial (juntamente com a FACT - Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy) que estabelece e define critérios de qualidade específicos para o armazenamento e processamento de células estaminais do sangue do cordão umbilical.
Esta acreditação atesta a qualidade e segurança superiores do processamento e armazenamento das células estaminais do sangue do cordão umbilical e dos produtos ligados à área da terapia celular das entidades que a ela se submetem. Demonstra, ainda, que estas instituições acreditadas têm um forte compromisso com a inovação, investigação científica e com o cuidado com os dadores, sendo líderes nas áreas em que operam.
O processo de acreditação é intenso e rigoroso e teve uma duração superior a dois anos, durante os quais os laboratórios da Crioestaminal receberam visitas por parte de auditores americanos.
Raul Santos, administrador e director geral da Crioestaminal afirma que depois de obtermos a certificação pela qualidade ISO 9001, em Dezembro de 2006, alcançamos agora a acreditação pela AABB, que vem reconhecer uma vez mais que as nossas práticas cumprem com as mais rigorosas normas internacionais e posicionam a Crioestaminal como uma entidade que continua na senda do pioneirismo. Vemos assim distinguido uma vez mais o trabalho de grande rigor que temos vindo a fazer desde a nossa fundação, em 2003, mas agora estamos a falar, nada mais, nada menos de uma entidade que é uma das duas grandes referências especializadas nesta área a nível mundial. Estamos muito orgulhosos por este feito.
O programa de acreditação foi fundado em 1958 pela AABB, com o objectivo de estimular o investimento na investigação, desenvolvimento e inovação contínuos e promover os melhores cuidados para os dadores e clientes dos bancos de sangue do cordão umbilical.
Fonte: Diário das Beiras
Edição: 30 de Março de 2010