IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Ensaio de Dureza Shore D

O que é?

A dureza Shore é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastómeros. Contudo, a dureza Shore não se reflecte noutras propriedades como acontece com outros tipos de dureza não podendo, por isso, ser utilizado como modo de previsão da resistência ao desgaste ou a outra propriedade mecânica.
A dureza Shore avalia a resistência relativa à indentação, a qual varia com o tempo, principalmente porque os materiais usados neste tipo de ensaio tem uma grande resiliência e, portanto, uma grande capacidade para absorver a energia e de se adaptar à deformação.

Para que serve?

A dureza Shore D é adequada para medir a dureza de materiais sintéticos, plásticos rígidos, resinas sintéticas (termoendurecíveis), entre outros.

Equipamento e condições de utilização

A dureza Shore D é determinada recorrendo ao uso de um equipamento portátil da marca CV Instruments Limited.
Neste ensaio, o durómetro mede a resistência à penetração através de um indentador ao qual é aplicada uma força, perpendicularmente à superfície de um material. Um sistema de leitura converte o deslocamento vertical do penetrador num valor de dureza Shore numa escala adequada, que varia entre 0 a 100 Shore.
Para efectuar este ensaio, as amostras devem ter a superfície o mais plana possível e uma espessura de, pelo menos, 6 mm. Para cada amostra são realizadas cinco indentações, as quais devem ser efetuadas a uma distância de pelo menos 12 mm da margem da amostra e com uma distância mínima de 6 mm entre cada ponto de análise.

Exemplos de aplicação

Indústria automóvel - Avaliação de dureza de polímeros para prever comportamento de absorção de choques, resistência ao risco, resistência a solicitações mecânicas de superfície.