IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2026/CON4

Referência

IPN/LIS/2026/CON4

Unidade

Laboratório de Informática e Sistemas

Área Científica

Engenharia Electrotécnica e Informática

Local de Realização

Instituto Pedro Nunes

Documentos

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Apoio

Apoios

Orientador

Marília Curado

Instituição do orientador

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Categoria do orientador

Professor catedrático

Objetivos

A rápida expansão das implementações 5G e a crescente procura por serviços móveis avançados proporcionaram níveis sem precedentes de conectividade, possibilitando uma ampla gama de casos de uso inovadores. Ao mesmo tempo, essa evolução traz desafios críticos, particularmente o aumento substancial no consumo de energia associado a redes densas e diversos requisitos de aplicação. Para abordar essas preocupações, o 3GPP Release 17 introduziu novas APIs - por exemplo, através da Network Exposure Function (NEF) - projetadas para oferecer suporte à gestão inteligente e eficiente de energia em aplicações verticais. Essas APIs permitem que as aplicações de rede desenvolvidas por indústrias verticais interajam com o 5G Core, fornecendo acesso a informações relevantes e recursos de controle que podem ser aproveitados para projetar soluções que se adaptam dinamicamente às condições de tráfego, atividade do utilizador e oportunidades de economia de energia.

O trabalho investigará as APIs da rede 5G com foco específico na eficiência energética. O trabalho incluirá uma análise detalhada das suas especificações técnicas, a exploração de cenários de integração potenciais, a implementação de aplicações de rede que aproveitem essas APIs e uma avaliação da sua eficácia no equilíbrio entre a redução do consumo de energia e o desempenho do serviço.

O trabalho a seguir será realizado no âmbito do projeto 6G-VERSUS.

Tema do plano de trabalhos

Concepção, implementação e avaliação de aplicações verticais 5G energeticamente eficientes, tirando partido das APIs de rede

Plano de trabalhos

- Adquirir conhecimentos básicos, incluindo os fundamentos da arquitetura 5G e a motivação para APIs de rede
- Análise aprofundada da arquitetura NEF, compreensão do seu papel no 5G Core, análise das interfaces northbound vs southbound, cenários de implementação NEF e APIs principais (por exemplo, gestão de sessões, monitorização e controlo de QoS, APIs de influência da função da aplicação).
- Estudo da arquitetura CAPIF, suas entidades e procedimentos principais (descoberta, publicação e invocação), modelos de consumo de energia UE, aplicações verticais e métricas de eficiência energética, bem como estratégias relevantes de eficiência energética (por exemplo, divisão de rede para eficiência energética, modo de suspensão, desativação de células).
- Definição de use case, projeto de arquitetura de alto nível integrando OpenCAPIF como um gateway de API. Análise e especificação da abordagem de gestão de energia.
- Estabelecimento da estratégia de integração da API e configuração do ambiente experimental.
- Especificação detalhada, implementação e integração de mecanismos para permitir comunicações energeticamente eficientes, tirando partido das APIs de rede.
- Avaliação da solução implementada, com base em métricas de referência previamente estabelecidas, KPIs e na natureza da contribuição

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

1040.98 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

Mensal

Duração

5 meses

Número de bolsas

1

Destinatários

Estudantes de mestrado, mestrado integrado, ou de outros cursos não conferentes de grau, que já tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros 6 semestres curriculares de trabalho, na área de Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Física, ou áreas afins.

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Data de anúncio

16 de Fevereiro de 2026

Data de início para entrega de candidaturas

28 de Fevereiro de 2026

Data limite para entrega de candidaturas

13 de Março de 2026