IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2025/CON32

Referência

IPN/LIS/2025/CON32

Unidade

Laboratório de Informática e Sistemas

Área Científica

Engenharia Electrotécnica e Informática

Local de Realização

Instituto Pedro Nunes

Documentos

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Apoio

Apoios

Orientador

Marília Curado

Instituição do orientador

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Categoria do orientador

Professor catedrático

Objetivos

O objetivo principal desta bolsa é o desenvolvimento e implementação de componentes chave de um sistema multi-agente para apoio na área da saúde mental.
As responsabilidades do(a) bolseiro(a) incluem:
- Implementar a arquitetura completa do sistema multi-agente e respetivos mecanismos de orquestração, supervisão e validação.
- Implementar mecanismos de Retrieval Augmented Generation (RAG) para enriquecer as capacidades dos agentes.
- Desenvolver ferramentas que facilitem a gestão e edição dos diferentes agentes especialistas que compõem o sistema.
- Implementar mecanismos que permitam gerar conversas artificiais, com base em casos de estudo históricos, para treino e validação do sistema.
Para apoiar o desenvolvimento do sistema conversacional, serão utilizados conjuntos de dados públicos que contêm transcrições de sessões de terapia e notas clínicas. Entre estes, destaca-se o conjunto de dados Counseling and Psychotherapy Transcripts[1], que inclui mais de 2.000 transcrições de sessões reais de terapia, oferecendo uma base rica para a geração de conversas sintéticas que simulam interações terapêuticas. Outro recurso valioso é o conjunto de dados MEMO[2], que fornece transcrições de sessões de aconselhamento acompanhadas de resumos clínicos, facilitando a criação de dados sintéticos mais concisos e clinicamente relevantes. Além disso, o conjunto de dados DAIC-WOZ[3], com 189 entrevistas, pode ser utilizado para modelar interações relacionadas a estados emocionais específicos, como a depressão. Estes conjuntos de dados, combinados com casos de estudo históricos, permitirão gerar conversas artificiais que não só reproduzem a personalidade e o diagnóstico de pacientes específicos, mas também servem para treinar e validar o sistema multi-agente, garantindo a sua eficácia e precisão.

[1] https://redivis.com/
[2] https://github.com/LCS2-IIITD/MEMO
[3] https://dcapswoz.ict.usc.edu/

Tema do plano de trabalhos

Desenvolvimento de um Sistema Multi-Agente com Capacidades Conversacionais Avançadas para Apoio em Saúde Mental

Plano de trabalhos

O projeto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
1) Análise do estado da arte: Investigação e análise de arquiteturas de sistemas multi-agente, técnicas de orquestração, mecanismos de RAG aplicados a sistemas conversacionais, ferramentas de gestão de agentes e métodos para geração de dados conversacionais sintéticos.
2) Levantamento de requisitos: Definição detalhada dos requisitos funcionais e técnicos para a arquitetura do sistema multi-agente, para os módulos de RAG, para as ferramentas de gestão de agentes e para o processo de geração de conversas.
3) Protótipo: Desenvolvimento de um protótipo inicial da arquitetura do sistema multi-agente, incluindo a implementação preliminar de mecanismos de RAG e das ferramentas de gestão e supervisão de agentes.
4) Implementação: Desenvolvimento e integração final da arquitetura do sistema multi-agente. Implementação robusta dos mecanismos de RAG e conclusão das ferramentas de gestão e edição dos agentes especialistas. Desenvolvimento e refinação do módulo de geração de conversas artificiais.
5) Testes: Realização de testes exaustivos à arquitetura do sistema, à eficácia dos mecanismos de RAG, à funcionalidade das ferramentas de gestão e à qualidade das conversas geradas. Correção de erros e otimizações.
6) Validação: Validação da solução implementada em cenários relevantes

Tipo de bolsa

BI - Bolsa de Investigação

Montante

1040.98 €

Renovável

Sim

Método de pagamento

Mensal

Duração

6 meses

Número de bolsas

2

Destinatários

Estudantes de mestrado, mestrado integrado, ou de outros cursos não conferentes de grau, que já tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros 6 semestres curriculares de trabalho, na área de Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Física, ou áreas afins.

Documentação a entregar

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Data de anúncio

2025-09-04

Data de início para entrega de candidaturas

2025-09-19

Data limite para entrega de candidaturas

2025-10-02