IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

IPN/LIS/2025/CON31

Reference

IPN/LIS/2025/CON31

Unit

Laboratório de Informática e Sistemas

Scientific Area

Engenharia Electrotécnica e Informática

Place of Performance

Instituto Pedro Nunes

Documents

Modelo de contrato de bolsa
Modelo de relatório final

Support

Apoios

Advisor

Marília Curado

Advisor Institution

Departamento de Engenharia Informática da FCTUC

Advisor category

Professor catedrático

Goals

O principal objetivo desta bolsa é identificar e validar características de dados fortemente associadas a ciberataques comuns em microsserviços, fornecendo assim uma base robusta para a deteção de anomalias baseada em IA na segurança de microsserviços. Isto envolve os seguintes objetivos específicos:
• Realizar uma revisão da literatura para identificar os ciberataques mais relevantes direcionados a microsserviços.
• Selecionar e pré-processar datasets públicos que incluam comportamentos normais e de ataque relevantes para os ciberataques selecionados. Os datasets a utilizar nesta investigação serão determinados numa fase posterior; contudo, exemplos atualmente disponíveis e relevantes incluem CIC-IDS2017(4), CSIC 2010 HTTP(5) e BCCC-cPacket-Cloud-DDoS-2024(6).
• Realizar uma análise inicial das características candidatas para cada ciberataque, gerando visualizações e efetuando avaliações estatísticas básicas de modo a identificar direções de análise promissoras.
• Validar estatística e empiricamente o poder discriminativo destas características na distinção entre ataques e comportamento normal, através de análise estatística e/ou baseada em machine learning.
• Analisar a aplicabilidade e a possível adaptação destas características para a deteção de anomalias em ambientes de microsserviços.
• Documentar os resultados e fornecer orientações práticas para futuras investigações e aplicações.
No final desta bolsa, espera-se que o bolseiro tenha produzido um conjunto validado de características indicativas do(s) ciberataque(s) selecionado(s), juntamente com orientações práticas para a sua utilização na deteção de anomalias baseada em IA em ambientes de microsserviços. Este trabalho fornecerá uma base sólida para o desenvolvimento de monitorização de segurança mais eficaz, adaptada aos microsserviços.

(4)https://www.unb.ca/cic/datasets/ids-2017.html
(5)https://www.kaggle.com/datasets/ispangler/csic-2010-web-application-attacks
(6)https://www.kaggle.com/datasets/dhoogla/bccc-cpacket-cloud-ddos-2024/data

Work Plan Area

Análise de características de ciberataques para melhoria da deteção de anomalias baseada em IA em aplicações baseadas em microsserviços

Work Plan

Plano de trabalhos:
1. Realizar uma revisão da literatura sobre ciberataques e datasets aplicáveis a microsserviços.
2. Selecionar e pré-processar datasets públicos que contenham comportamentos normais e de ataque para os ciberataques selecionados.
3. Efetuar uma análise inicial dos datasets selecionados, extraindo características candidatas, gerando visualizações e conduzindo avaliações estatísticas básicas para identificar direções de análise promissoras.
4. Conduzir experiências para refinar e validar empiricamente as características mais promissoras, através de análise estatística e/ou baseada em machine learning, de forma a avaliar a sua eficácia na distinção entre comportamentos normais e de ataque.
5. Agregar, organizar e interpretar os principais resultados experimentais, preparando-os para a discussão e redação da dissertação.
6. Analisar a aplicabilidade e a adaptação das características validadas para a deteção de anomalias em ambientes de microsserviços, compilando conclusões e recomendações.

Type of Internship

BI - Bolsa de Investigação

Amount

1040.98 €

Renewable

Sim

Payment method

Monthly

Duration

6 meses

Number of Internships

1

Recipients

Destinatários Estudantes de mestrado, mestrado integrado, ou de outros cursos não conferentes de grau, que já tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros 6 semestres curriculares de trabalho, na área de Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Física, ou áreas afins.

Documentation to deliver

a) Cópia de documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte);
b) Curriculum Vitae do candidato;
c) Certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas;
d) Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos conducente a grau académico ou comprovativo de inscrição em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Announcement date

2025-09-04

Start date for applications

2025-09-19

Deadline for applications

2025-10-02