O Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu uma visita dedicada à sustentabilidade, no âmbito do I Encontro Regional de Tecnologias Ambientais, organizado pela APEMETA.
Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais do IPN (LED&MAT), através de projetos de investigação, desenvolvimento e tecnologia (IDT) e de atividades de prestação de serviços em colaboração com a indústria nacional e internacional.
O programa incluiu uma mostra de desenvolvimentos nas áreas do ecodesign de materiais e produtos, da valorização de matérias-primas de origem biológica, resíduos e subprodutos, bem como uma breve apresentação do Workshop “Estratégias Circulares”, dedicado à identificação e ao desenvolvimento do potencial circular das empresas.
Entre as áreas e soluções apresentadas estiveram as embalagens inteligentes, novos materiais para descontaminação ambiental, sistemas de caracterização inline de materiais em linhas de reciclagem e o desenvolvimento de materiais para processos de fabrico aditivo aplicados à construção.
A visita permitiu conhecer diferentes soluções orientadas para modelos de produção mais eficientes, circulares e com menor impacto ambiental, evidenciando a aplicação do trabalho desenvolvido pelo IPN em contexto industrial.