Training

Projects

HAA Bootcamp

Healthy and Active Ageing Bootcamp

Challenge

Healthy and Active Ageing Bootcamp (HAA) promove a criação e validação de novos serviços, produtos na área da longevidade e do envelhecimento activo.

O envelhecimento da população na Europa oferece novos desafios ao desenvolvimento de produtos. Estes desafios não estão a ser totalmente enfrentados por startups, uma vez que não conseguem captar as necessidades não satisfeitas, ou abordá-las com um preconceito em relação aos grupos-alvo (séniores/ idosos).

Solution / Main Objective

O objectivo principal será apoiar a transformação do conhecimento científico em serviços e produtos que criem valor para a sociedade: reduzindo as barreiras existentes e facilitando o acesso a mercados e conhecimentos chave.

O HAA Bootcamp oferecerá apoio dedicado e prático a 10 equipas seleccionadas, impulsionando o seu potencial de inovação através de ferramentas práticas na validação de produtos. As actividades são concebidas para apoiar tanto a validação técnica como empresarial, oferecendo ao mesmo tempo acesso a formação, validação por utilizadores finais, tutoria por especialistas da área, e contacto com empresas e investidores por forma a gerar oportunidades de negócio.

Objectives, Activities and Expected/Achieved Results

HAA ofereceu uma jornada de 4 meses dividida em 4 etapas principais:
1. Etapa de selecção: um controlo cuidadoso que inclui as partes interessadas/peritos do Conselho Consultivo (BoA), para assegurar a selecção de um grupo equilibrado de até 10 equipas com soluções específicas e o esforço de escalonamento;

2. Fase de preparação: Mentoria online e material de preparação para assegurar que cada participante está "actualizado" e compreende a linha temporal, os objectivos e a carga de trabalho;

3. Duas semanas de formação intensiva e validação:
Módulo de Formação 1: Módulo de Formação Empresarial – Dublin
Oferece formação empresarial personalizada às empresas seleccionadas, lidando com questões específicas e exemplos do mercado da longevidade;

Módulo de Formação 2: Módulo de Validação – Lodz
A MUL irá concentrar-se na validação com grupos-alvo de utilizadores que lidam com as necessidades dos utilizadores, interacções e o desafio adicional da linguagem polaca.

4. Formação, envolvimento dos interessados em Portugal + EIT Health Roadshow:
Módulo de Formação 3: Módulo de Comercialização – Madrid/Coimbra
A última fase centra-se na certificação, no processo de comercialização e no contacto com as partes interessadas para estabelecer parcerias e ligações comerciais. O evento final permitirá às equipas mostrar a sua solução a potenciais compradores, investidores e parceiros.
Após o programa, as equipas estavam preparadas para o EIT Health Roadshow comum.

O programa foi concebido com 6 WP’s, a fim de maximizar o resultado dos 3 módulos de formação, que são centrais, mas são precedidos por um mentor dedicado.

Atingido assim os seguintes resultados:
10 Start-ups apoiadas durante o Bootcamp;
10 soluções validadas por end-users durante o Bootcamp.

Project Reference

220451

Funding

Intervention Region

Europe

Total Investment

135.000,00

IPN Investment

65.000,00

Total Eligible

135.000,00

IPN Eligible

65.000,00

EC Funding – Total

100.000,00

EC Funding – IPN

40.000,00

Duration

12 Meses

Start Date

01/01/2022

End Date

31/12/2022

Approval Date

2021-07-21

Consortium

Instituto Pedro Nunes (IPN)
Trinity College Dublin
Medical University of Lodz