IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

FUEL
Future Entrepreneurs' League

Desafio

O empreendedorismo nas áreas do conhecimento e da tecnologia associado a áreas intensivas em conhecimento apresenta uma evolução muito positiva, porém insuficiente face à média europeia. Nos últimos anos, tem-se refletido um significativo aumento do número de pessoal altamente qualificado em áreas tecnológicas, como as TICE – Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica, em consequência do prestígio e da elevada qualidade do ensino universitário em Portugal. No entanto, os esforços das universidades e das entidades do sistema científico e tecnológico focam-se em transformar o conhecimento em valor acrescentado para as empresas na perspetiva do trabalho e não do empreendedorismo.

Solução / Objetivo Principal

Objetivo Principal:
Reforçar a competitividade das PME.

O projeto FuEL contribuiu para estimular a geração de novas ideias de negócio nas áreas do empreendedorismo qualificado e criativo, promover o desenvolvimento das ideias, a validação experimental e a aceleração das mesmas junto do ecossistema de empreendedorismo nacional e internacional. O projeto contribuiu também para a construção de uma plataforma para empreendedores, artistas das indústrias culturais e criativas, mentores, business experts e investidores, para a comunicação, interação e armazenamento de informação.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Resultados esperados:
• Desenvolver uma plataforma que facilite o acesso aos meios disponibilizados pelo consórcio no âmbito do programa FuEL.

• Através de ações de disseminação, captar uma rede alargada e multidisciplinar de mentores, business experts e investidores- FuEL Expertises’ Network Panel. Este objetivo abrange igualmente o estabelecimento de parcerias com outras entidades regionais para alavancar e mobilizar recursos e competências disponíveis no território de ação;

• Criar e estabelecer um mecanismo integrado de identificação de ideias de negócio e de aceleração a 360 graus que facilite o acesso de empreendedores e startups com soluções de base tecnológica e criativa a financiamento, espaço, meios técnicos, serviços de apoio e expertise;

• Dinamizar a rede FuEL Expertises’ Network Panel de forma a fomentar oportunidades de cooperação sistemática multidisciplinar e catalisar soluções inovadoras de base tecnológica e criativa no mercado;

• Atuar no ecossistema do empreendedorismo ao criar e dinamizar uma comunidade de inventores, mentores e investidores e promovendo o contacto com outras redes de inovação, pares empresariais já estabelecidos e clusters, em diferentes regiões do território nacional e a nível internacional.


Resultados atingidos:

• Plataforma – FuEL ROOM- acessível on-line;

• Captação de uma rede alargada e multidisciplinar de mentores, business experts e investidores- FuEL Expertises’ Network Panel.

• Identificação ideias de negócio e de aceleração;

• Dinamização da rede FuEL Expertises’ Network Panel;

• Criação e dinamização de uma comunidade de inventores, mentores e investidores.

Referência do projeto

POCI-02-0651-FEDER-026773

Financiamento


Região de Intervenção

Norte (66,00%), Centro (26,00%), Lisboa (5,00%), Alentejo (2,00%), Algarve (1,00%)

Investimento Total

542.413,62

Investimento do IPN

140.534,52

Elegível Total

373.926,00

Elegível do IPN

110.978,00

Apoio Financeiro da UE - Total

317.837,10

Apoio Financeiro da UE – IPN

94.331,30

Duração

27 Meses

Data de Início

2017-10-01

Data de Fim

2019-12-31

Data de Aprovação

2017-08-01

Consórcio

Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Instituto Pedro Nunes

Palavras-chave

Empreendedorismo;
Indústrias criativas;
Ideias de negócio.