IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN Incubadora recebe aceleradora da Jordânia para saber mais sobre programas de incubação e aceleração

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu, entre 15 e 17 de maio, a visita da Jordan Start, uma aceleradora da cidade de Irbid, na Jordânia, no âmbito do Programa de Apoio à Inovação (Innovation Support Programme – ISP). Vários membros do staff do IPN deram a conhecer mais sobre os processos de incubação e aceleração do IPN e os serviços e programas que prestam à comunidade empreendedora. Foi, ainda, dinamizada uma visita ao HIESE – Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos e ao FabLab de Penela, um laboratório de fabrico digital.

O Innovation Support Programme tem como objetivo apoiar incubadoras, parques científicos e tecnológicos e outras organizações semelhantes dos setores público e privado através do desenvolvimento da implementação de projetos colaborativos com os países vizinhos do Sul (ISP-Southern Neighbourhood).

Em fevereiro deste ano realizou-se um primeiro encontro do Twinning, tanto à Jordan Start, como à Cultiv, localizada no Cairo, Egipto, onde foi possível fazer um diagnóstico de necessidade e quais as áreas específicas de colaboração de ambas as partes. Saiba mais aqui.

Ao longo deste ano, vão realizar-se mais visitas para dar continuidade ao programa, identificando novas áreas de colaboração que possam surgir. Espera-se que no futuro os resultados passem pelo reforço da capacidade das incubadoras beneficiárias e do pessoal especializado, pela prestação de novos serviços de apoio a startups; pelo aumento do número de empresas startups em setores de alta tecnologia e pela sua preparação para levantar rondas de investimento. Tendo em vista a construção de um ecossistema de inovação mais dinâmico e qualificado em toda esta região.

O Innovation Support Programme for The Southern Neighbourhood é uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI), intermediada pela INTEGRATION International Management Consultants GmbH, de Frankfurt, Alemanha.

18 de Maio de 2023