IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN desenvolveu interfaces lubrificantes para aumentar a eficiência energética

IPN desenvolveu interfaces lubrificantes para aumentar a eficiência energética

O projeto LubEnergy, que chegou ao fim após um ano de trabalho, permitiu desenvolver interfaces lubrificantes de maior eficiência energética.

Este projeto foi coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), através da equipa do Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT), em colaboração com a UT Austin, e permitiu, por um lado, o desenvolvimento de novos revestimentos à base de carbono pelo IPN, e a síntese de líquidos iónicos (LI), pela equipa de UT-Austin. Os revestimentos foram testados quanto ao seu desempenho tribológico na presença de lubrificante verde aditivado com os líquidos iónicos sintetizados. Os resultados obtidos permitiram aferir a interface revestimento/LI mais promissora em termos de eficiência energética.

Os resultados científicos foram publicados numa revista internacional e apresentados na Conferência da Sociedade Brasileira de Materiais 2022 e na AVS Pacific Rim Symposium on Surfaces, Coatings and Interfaces (PacSurf 2022). Além disso, mais dois trabalhos foram submetidos em revistas internacionais e outros três estão em preparação.

A interação e organização da equipa foi crucial para atingir as metas propostas. Assim, e como as preocupações ambientais e energéticas continuam a ser um desafio no setor industrial, principalmente, na área tribológica, futuras parcerias estão a ser planeadas.

13 de Abril de 2023