IPN - Instituto Pedro Nunes - FCTUC dá a conhecer o portal “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos”

IPN     IPN Incubadora
FCTUC dá a conhecer o portal “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos”
Geral
 
Perto de cem professores, de 29 Escolas Secundárias do país, participam, na próxima Sexta-Feira (14), na Apresentação Pública do Primeiro Portal de Ensino em Portugal dedicado à Engenharia Química: Laboratórios Virtuais de Processos Químicos (labvirtual.eq.uc.pt).

Uma equipa de 15 investigadores dos Departamentos de Engenharia Química da FCTUC e da FEUP, apoiada por cinco bolseiros, tem vindo a desenvolver, desde há cerca de dois anos, este portal inovador destinado ao ensino dos Processos Químicos.

Com um custo global de 450 mil euros, os “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos” têm o apoio financeiro do Programa Operacional da Sociedade e Conhecimento (POSC), e apostam no desenvolvimento de ferramentas Web inovadoras, disponibilizando na Internet conteúdos interactivos de natureza educativa e científica, nomeadamente laboratórios virtuais, com o objectivo claro de melhorar o ensino e a aprendizagem da Engenharia dos Processos Químicos.

Desde o início, foi objectivo da equipa de desenvolvimento que o portal, para além de servir o ensino de alunos de Engenharia, em particular de Engenharia Química, constituísse, também, uma plataforma para divulgação do que é a Engenharia Química: a sua história, a sua evolução, novas áreas de actuação, o que faz o Engenheiro Químico, etc.

Nasceu, assim, no portal dos “Laboratórios Virtuais de Processos Químicos” uma secção dedicada exclusivamente ao público dos jovens de Ensino Secundário e aos seus Professores. Nesta secção existem conteúdos e até algumas aplicações computacionais preparadas tendo em atenção o programa de Física e Química do Ensino Secundário, com relação directa com os Processos Químicos e a Engenharia Química.


A iniciativa irá decorrer pelas 14h30, no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Pólo II.


Programa
14h 30: Boas vindas
António Portugal – Presidente da Comissão Executiva do DEQ
Maria Helena Gil – Presidente da Comissão Científica do DEQ
Apresentação geral do portal LABVIRTUAL, Maria da Graça Rasteiro – Professora do DEQ da FCTUC
A Física: Energia, calor e modos de transferência de calor, Maria da Graça Carvalho – Professora do DEQ da FCTUC
A Química: Termodinâmica Química (o estado gasoso e o estado líquido), Abel Ferreira – Professor do DEQ da FCTUC
Processos de separação, Maria da Graça Rasteiro – Professora do DEQ da FCTUC
Cinética Química, Cristina Gaudêncio – Professora do DEQ da FCTUC

16h00: Sessão prática: A sala estará equipada com computadores de forma a ser possível aos participantes, apoiados por professores do DEQ, testar as aplicações do portal.

Fonte:
http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=39781&Itemid=1

Data

13 de Março de 2008

Partilhar