IPN     IPN Incubadora
warning Sorry, there is no Portuguese version of this news
 
IPN lidera projeto AAL FaceRehab
Laboratórios de I&DT
 
O Instituto Pedro Nunes, através do Laboratório de Automática e Sistemas, lidera o projeto AAL FaceRehab - Facial paralysis Rehabilitation at home, num consórcio que envolve parceiros de Portugal, Espanha e Luxemburgo.

Decorreu no dia 16 de junho, online, a reunião de arranque do projeto AAL FaceRehab - Facial paralysis Rehabilitation at home.

O FaceRehab vai desenvolver um produto que fornecerá uma solução para apoiar exercícios de reabilitação facial utilizando a tecnologia como um meio de melhorar a transformação digital da saúde e cuidados para as pessoas afetadas pela Paralisia Facial.

O principal objetivo e avanço tecnológico será o desenvolvimento de uma nova solução, desenvolvida em colaboração com terapeutas, que combina uma ferramenta para planeamento, prescrição e monitorização à distância dos programas de reabilitação com um agente artificial virtual interativo, destinado a melhorar o processo de reabilitação facial dos utilizadores com Paralisia Facial.


A solução inteligente FaceRehab contribuirá para integrar ações de cuidadores formais e informais utilizando uma solução comum baseada nas TIC, alargando os programas de reabilitação realizados em ambientes hospitalares ou clínicos ao ambiente comunitário (por exemplo, centro de cuidados domiciliários, casa do paciente).

O FaceRehab terá impacto nos cuidados de saúde ao fornecer um novo modelo de serviço que pode reduzir os custos associados aos cuidados de saúde para pessoas com paralisia facial, mas mantendo o desempenho dos prestadores de cuidados.

O FaceRehab é um projeto co-financiado pelo AAL Programme, através da Comissão Europeia (CE), e a nível nacional pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), pelo Instituto de Salud Carlos III (ISCIII) e pelo Luxembourg National Research Fund (FNR), e será desenvolvido pelo consórcio que envolve o Instituto Pedro Nunes, Centro de Medicina Fisica e Reabilitação - Fisioermesinde (PT), Think Digital (PT), Parc Sanitari Sant Joan de Déu (ES) e Rehazenter (LU).

Saiba mais sobre o projeto em https://facerehab.las.ipn.pt/  

Date

17 of June of 2021

Partilhar