IPN - Instituto Pedro Nunes - Workshop Colaborativo LED&MAT

Workshop Colaborativo LED&MAT

Realizou-se, no dia 9 de junho, o workshop colaborativo piloto sobre estratégias circulares na inovação dinamizado pelo Laboratório de Ensaios, Desgaste & Materiais (LED&MAT) do IPN.

A Economia Circular tem cada vez mais impacto em contexto nacional e europeu e pode ser um fator de sucesso no processo de inovação empresarial, alavancando as regiões e o país para um nível superior de competitividade mais sustentável e resiliente.

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da equação de estratégias circulares na definição de novos ciclos de inovação ou na redefinição de produtos e serviços anteriormente assentes em modelos lineares, o LED&MAT dinamizou este workshop com 5 empresas da região. Esta sessão contou com atividades de reflexão para partilha de conhecimento e da visão particular do atual contexto dos setores onde atuam. Neste sentido foram realizadas atividades de grupo para discussão de estratégias circulares em torno de casos de estudo previamente identificados.

O LED&MAT tem contribuído, ao longo das últimos anos, para a incorporação desta abordagem no tecido produtivo nacional e internacional participando ativamente em projetos conjuntos com empresas, universidades, centros de investigação e autoridades públicas, como são os casos dos projetos POWERSKIN+ (H2020), NABITEX (Interreg Sudoe) e Shellution (PT 2020). Após disponibilizar um novo serviço de apoio às empresas - a Avaliação de Ciclo de Vida, muito em breve o laboratório irá incluir também o workshop “Estratégicas Circulares” como um serviço de mentoria de apoio dedicado a empresas e empreendedores que queiram apostar na economia circular.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades do projeto IPN-Financiamento Base aprovado ao abrigo do Aviso 01/FITEC/2018 para obtenção de financiamento plurianual de base no âmbito do Programa INTERFACE.

14 de Junho de 2021