IPN - Instituto Pedro Nunes - Seminário "Economia Circular: das estratégias nacionais e regionais ao empreendedorismo local"

IPN     IPN Incubadora
Seminário "Economia Circular: das estratégias nacionais e regionais ao empreendedorismo local"
Laboratórios de I&DT
 

O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a organizar um Ciclo de Seminários sobre Economia Circular, através do seu Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais.

O terceiro seminário deste ciclo realiza-se no dia 8 de junho, terça-feira, a partir das 10h15, em modo online, e está subordinado ao tema "Economia Circular: das estratégias nacionais e regionais ao empreendedorismo local”. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui

O conceito de circularidade é ainda hoje um paradigma novo e complexo, sobretudo para a maioria das atividades económicas mais tradicionais, fortemente relutantes em abraçar os desafios impostos pelas alterações climáticas e pela imperiosa descarbonização da economia nacional. A economia circular alicerçada nos três pilares da sustentabilidade – económico, social e ambiental – deverá ser encarada pelo tecido empresarial, agentes de inovação e poder político, não como uma inevitabilidade, mas como uma oportunidade única de geração de valor e um desígnio nacional tendo em vista a capacitação de um país mais resiliente, sustentável e justo para as gerações futuras.

Neste seminário serão abordadas estratégias e mecanismos de apoio público para integração de modelos de circularidade enquanto fator de sucesso para as empresas nacionais e será partilhada a perspetiva sobre o impacto das políticas circulares pela lente de diferentes atores públicos nacionais, regionais e locais.


Agenda
10h15: Receção dos participantes
10h30: Apresentação e introdução ao Seminário - Jorge Corker e Ana Luísa Jegundo, Instituto Pedro Nunes (IPN)
10h40: Luís Ferreira e Francisca Eiriz, Agência Nacional de Inovação (ANI)
10h55: Teresa Jorge, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)
11h10: Paula Silvestre, Comunidade Intermunicipal da Região Centro (CIM RC)
11h25: Joaquim Macedo de Sousa, Habitat de Inovação Empresarial nos Setores Estratégicos (HIESE)
11h40: Sessão de debate e de perguntas e respostas
12h15: Encerramento

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades do projeto IPN-Financiamento Base ao abrigo do Programa INTERFACE que tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais, financiado pelo Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular (FITEC).

Data

1 de Junho de 2021

Partilhar