IPN     IPN Incubadora
warning Sorry, there is no Portuguese version of this news
 
Seminário "A análise de ciclo de vida como ferramenta de apoio à economia circular"
Laboratórios de I&DT
 

 

O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a organizar um Ciclo de Seminários sobre Economia Circular, através do seu Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais.

O segundo deste ciclo de seminários realiza-se no dia 27 de abril, terça-feira, a partir das 10h15, em modo online, e está subordinado ao tema "A análise de ciclo de vida como ferramenta de apoio à economia circular”. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

Sustentabilidade é um conceito há muito explorado, mas que se apresenta, na atual configuração, como urgente para uma reconstrução resiliente da economia, da sociedade e do planeta. A Economia Circular assume um papel fundamental neste contexto, como uma oportunidade única para alicerçar os modelos de consumo e de produção na eficiência de recursos, ao mesmo tempo que abre portas ao enorme potencial de criação de valor com o capital natural que tem vindo a ser simplesmente desperdiçado ao longo dos anos. Para as empresas que ambicionam liderar esta mudança, é imperativo que conheçam e quantifiquem os seus impactos e riscos, a fim de potenciar os efeitos positivos da sua atividade e minimizar os negativos. Esta será a melhor forma de garantir a continuidade e o sucesso dos seus negócios num quadro de macrotendências e regulatório em transformação e perante consumidores cada vez mais informados e exigentes.

Visando o despertar para as novas oportunidades dadas pela Economia Circular, neste seminário serão abordados temas como o papel da Avaliação de Ciclo de Vida enquanto ferramenta de apoio às empresas que ambicionam tornar as suas atividades e produtos mais sustentáveis e as principais tendências regulatórias e de adoção de rotulagem ambiental atuais e futuras. Durante o seminário teremos a oportunidade de conhecer empresas nacionais que fazem uso com sucesso do conceito circular e da avaliação de ciclo de vida para desenvolvimento de soluções inovadoras e para qualificação destas num mercado global e competitivo, onde comunicar de forma clara com um público exigente e preocupado com a sustentabilidade do planeta é cada vez mais prioritário.


Agenda
10h15: Receção dos participantes
10h25: Apresentação e introdução ao Seminário, Ivânia Marques, Ana Luísa Jegundo, IPN
10h40: “Avaliação de Ciclo de Vida e rotulagem ambiental: normalização”, Rui Frazão, Direção Geral de Energia e Geologia
10h50: Caso de estudo: Fio Dourado, Ângela Bastos
11h00: Caso de estudo: Nutrimais, produto Lipor, Carla Fernandes
11h10: Caso de estudo: RDD Textiles, Elsa Parente
11h20: Mesa redonda aberta a questões dos participantes
12h00: Encerramento

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades do projeto IPN-Financiamento Base ao abrigo do Programa INTERFACE que tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses, através da inovação, do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais, financiado pelo Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular (FITEC).

Date

15 of April of 2021

Partilhar