IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

UP-rAIHSe
Profissionais de alto nível para uma eficiente e rápida adoção de inovação em ambientes de saúde

Desafio

A inovação está relacionada com a incerteza. Especialmente na saúde, a incerteza origina problemas complexos com múltiplas camadas interdependentes e causalidades difíceis de diferenciar. As tecnologias emergentes relacionadas com a saúde digital exigem uma abordagem diferente para uma implementação bem-sucedida. As soluções de iteração com métodos orientados a ideias raramente (5% do tempo) originam uma solução bem-sucedida. Isto é especialmente verdade para as PMEs, com a contratação de inovação sem abordagem e processo profissional na definição do problema que origina a lacuna para uma implementação bem-sucedida. Em pesquisas realizadas pelo BCG, as empresas identificam que o maior desafio para os CEOs das 600 empresas mais inovadoras é a seleção de ideias. Consequentemente, a pesquisa sugere que os investigadores de C-suite, compra pública e inovação, carecem de ferramentas de modo a descrever as necessidades e criar um plano estratégico das causas que surgem de raiz. São necessários modelos e ferramentas mentais progressivos para que surjam estruturas de decisão exclusivas de modo a explorar sistematicamente a incerteza. Os contratos públicos representam cerca de 14% do PIB na EU, originando um enorme mercado potencial para soluções inovadoras. Uma em cada 20 empresas da UE esteve envolvida na aquisição pública de soluções inovadoras desde 2011 (Innovation-Procurement.org), mas apenas 5% tiveram êxito. 50-80% falham devido à definição insuficiente do problema. O setor da saúde cada vez mais identifica e adota inovações digitais, mas com altas falhas como o NHS do Reino Unido ou o Programa Sueco de TI.

Solução / Objetivo Principal

O modelo pedagógico é aprender a fazer, projetar, criar e validar uma estrutura para a definição de problemas. Os tomadores de decisão do setor público, estrategistas e oficiais de contratação são treinados no design de compras baseadas na demanda, garantia da qualidade e na melhoria das práticas de tecnologias digitais emergentes, aprendendo como:
1. Estrutura: análise dos fatores problemáticos e os mecanismos do sistema de modo a explorar as causas/capturar incentivos das partes interessadas para ser possível uma mudança ou resistir à mudança.

2. Projeto: avaliar os riscos inerentes às compras digitais/ sintetizar e projetar as compras baseadas na procura.

3. Resolução de Problemas:
construção de uma estrutura de decisão de problemas e um conjunto de soluções para o mesmo. O impacto do conhecimento adquirido será demonstrado pelas mudanças internas feitas nos processos do NHS nos processos e nos sistemas atuais existentes.

Este curso descreve a visão do design do sistema, ferramentas e metodologias para aquisição e adoção de inovação. Este curso leciona como propostas de valor inovadoras ou “grandes”, RfP e estratégias, advêm da definição de problemas, da iteração de teorias e da compreensão dos sistemas. As compras por inovação não são um método ou procedimento específico de compras, mas uma maneira formal de promover o desenvolvimento nas compras públicas e através delas. A aquisição de inovação pode usar uma ampla gama de métodos e procedimentos. O UP-rAIHSe tem como finalidade ensinar como melhorar a compra de produtos inovadores e a contratação de serviços não disponíveis no mercado.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Objetivos Esperados:
Dois conjuntos de resultados principais estão previstos no Programa: resultado de educação e formação; resultados de aprendizagem e resultados de saúde digital. Os beneficiários aprenderão a acelerar e implementar aquisições baseadas na procura pelo sucesso, alcançando os seguintes resultados de aprendizagem:
1. FRAME (analisa os impulsionadores do problema e os mecanismos do sistema para explorar as causas, e capturar os incentivos das partes interessadas para mudar ou resistir à mudança);

2. Design (avaliar os riscos inerentes à aquisição digital; sintetizar e projetar a aquisição baseada na aquisição);

3. Solução de Problemas (construir um quadro de decisão de problemas e um horizonte de soluções) Com o exposto, as equipas inscritas

No Programa obterão:
i) habilidades e conhecimentos sobre processos de saúde e modelos de provisão inovadores;

ii) conhecimento e orientação para impulsionar a inovação nas suas instituições;

iii) habilidades, conhecimentos e atitudes em soluções de saúde digital.

Visamos que o Programa será a semente para a adoção de novos modelos de inovação, melhorando o diálogo entre prestadores de saúde e prestadores de soluções, e para a geração de novas soluções digitais a serem incorporadas na prática diária. KPIs foram definidos (consulte 3.EIT Health KPIs para mais detalhes) para avaliar o impacto, além do quadro do programa, na capacidade das equipas / instruções participantes de adotar inovação ou de lançar iniciativas de inovação ou de influenciar / apoiar organizações da sua rede de interesse para fazer isso.

Objetivos Alcançados:
• Atratividade e exigência do programa - 50;

• Número de profissionais e executivos treinados - 20;

• Número de eventos / feiras / conferências de saúde não pertencentes ao EIT em que os parceiros do EIT Health estão presentes, apresentando - 3.

Referência do projeto

20351

Financiamento


Região de Intervenção

Europa

Investimento Total

309.862,00

Investimento do IPN

23.000,00

Elegível Total

309.862,00

Elegível do IPN

23.000,00

Apoio Financeiro da UE - Total

309.862,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

23.000,00

Duração

12 Meses

Data de Início

2020-01-13

Data de Fim

2020-12-18

Data de Aprovação

2019-10-10

Consórcio

Agencia de Qualitat i Avaluació Sanitàries de Catalunya
Instituto Pedro Nunes
Instituto de Biomecánica de Valencia
Universitat Politècnica de València
University Hospitals of Birmingham NHS Foundation Trust
Servicio Madrileño de Salud
Fundación para la Investigación e Innovación Biomédica de Atención Primaria
RISE Research Institutes of Sweden AB
Tecnologías de la Información y la Comunicación para la Salud

Website

http://aquas.gencat.cat/ca/ambits/innovacio-salut/up-raihse/index.html

Palavras-chave

Saúde digital;
Inovação;
Ambiente de saúde;
Multidisciplinar;
Transformação digital;
Compras públicas;
Adoção de inovação.