IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN promove Programa de Aceleração para a Internacionalização de startups portuguesas

Incentivos

O Instituto Pedro Nunes (IPN) vai promover um programa de aceleração para a internacionalização destinado a startups portuguesas, o Pro-Global. O programa terá duas edições e a primeira decorrerá entre os meses de maio e julho de 2024. As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao próximo dia 5 de maio, aqui.

O Pro-Global – Programa de Aceleração para a Internacionalização visa acelerar a internacionalização de startups de base tecnológica e inovadoras, nomeadamente apoiando a sua estratégia de internacionalização, alargando as suas redes de contacto e identificando oportunidades de negócio em mercados externos. Pretende-se, assim, contribuir não só para o aumento da capacidade exportadora das empresas, mas também para a competitividade da economia nacional.

O programa prevê uma série de atividades, tais como missões presenciais e virtuais, sessões de coaching/mentoria, ferramentas de apoio à internacionalização, workshops e webinars. No final da realização das atividades mencionadas, haverá uma atividade de follow-up com cada uma das start-ups, de modo a avaliar o impacto do programa no processo de internacionalização.

No final do programa de aceleração, as startups deverão ter desenvolvido as seguintes competências: capacidade de realizar uma análise interna à empresa, identificando as suas forças e fraquezas, bem como as principais ameaças e oportunidades; ser capaz de identificar os mercados mais atrativos para a empresa; definir um plano de ação para a internacionalização e estabelecer contactos exploratórios com entidades dos mercados de destino.

O Pro-Global – Programa de Aceleração para a Internacionalização é promovido pelo IPN no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR).

Mais informações sobre o Programa e as Regras de Participação em https://ipn.pt/tecBis/projectos.

22 de Abril de 2024