IPN     IPN Incubadora

No LED&MAT (Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais) desenvolvemos actividades de I&DT e transferência tecnológica para empresas, na área de materiais e processos de fabrico, nos domínios da modificação de superfícies, eficiência energética, fabricação por tecnologias inovadoras, realizando também uma multiplicidade de ensaios de caracterização de propriedades físicas, químicas, mecânicas e tribológicas em diferentes tipos de materiais. Pretendemos contribuir para a simbiose perfeita entre a investigação fundamental e a aplicação industrial.

O que fazemos

Desenvolvemos ideias desde a sua génese até à aplicação em situações concretas, relacionadas com os problemas de materiais e tecnologias de processamento que nos são propostos pelos nossos clientes, instituições de I&DT ou as empresas que nos merecem sempre um lugar de destaque. A nossa acção começa na concepção, passa pela investigação e desenvolvimento e finaliza-se no protótipo e na aplicação final. Em todo o processo utilizamos métodos de desenvolvimento de produto, geramos produtos/processos inovadores, melhoramos a eficiência produtiva e fornecemos soluções à medida das necessidades dos nossos clientes.
Para materializarmos as colaborações, concebemos e desenvolvemos projectos nacionais e europeus de I&DT, bem como acções de transferência e de demonstração tecnológica para os parceiros/clientes nas mais diversas áreas de materiais. Em paralelo, fornecemos consultoria a empresas no domínio dos materiais, recorrendo ao nosso know-how e a uma extensa infraestrutura de equipamentos de ensaio.
A formação especializada nos domínios técnico-científicos que abrangemos é uma das capacidades que também potenciamos no meio empresarial conforme as necessidades dos nossos parceiros.

O LED&MAT está organizado no seguinte conjunto de unidades:

Unidade de ensaios laboratoriais
Unidade de caracterização de materiais granulares ? UGRAN
Unidade de modificação de superfícies - UMS
Unidade de estudos de biocompatibilidade ? CYTOUNIT
Unidade de processamento de materiais
Unidade de pulverotecnologias

A nossa ligação ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (DEM) através do seu Centro de Engenharia Mecânica (CEMUC), bem como a outros Departamentos da UC e a outras Universidades, complementada com a participação em Clusters e Pólos de desenvolvimento nacionais são factores geradores de ideias e de inovação nas nossas actividades de ID&T aplicada e garantias da qualidade científica e tecnológica em tudo o que fazemos.

Áreas de actuação

 
Engenharia de Superfícies
Materiais para energia - Desenvolvimento de materiais para isolamento
Micro-fabricação (por tecnologias aditivas / subtractivas e tecnologias near-net shape com materiais cerâmicos/ligas)
Recuperação de resíduos inorgânicos
Consultoria Tecnológica em processos e materiais
Ensaios de caracterização de propriedades físicas, químicas e tribológicas de materiais

Contactos


+351 239 700 976/979/972