IPN - Instituto Pedro Nunes - MOVE no 10º Encontro Transportes em Revista

MOVE no 10º Encontro Transportes em Revista
Transf. Tecnologia e PI

O MOVE esteve presente no 10º Encontro Transportes em Revista, que se realizou em Lisboa, nos dias 27 e 28 de outubro de 2016, no Museu da Carris, e foi dedicado ao tema: ”Mobilidade, Transportes E Sustentabilidade”.

Cerca de 350 participantes marcaram presença para assistir ao maior evento nacional na área da mobilidade de passageiros e bens no Museu da Carris. O 10º Encontro Transportes em Revista, Sob o tema “Mobilidade, Transportes, Sustentabilidade”, contou com a participação de mais de 40 oradores, divididos por nove sessões: “Sustentabilidade vs Ética”;
“Energia e Ambiente”;
“Mobilidade e Território”;
“Vender Mobilidade”;
“Infraestruturas e Transportes”;
“Inovação e Novos Modelos de Negócio”;
“Marketing e Capital Humano”;
“Organização e Regulação” e
“Mobilidade e Sustentabilidade”.

O MOVE esteve presente, demonstrando a tecnologia inovadora desenvolvida pelo Instituto Pedro Nunes (Laboratório de Automática e Sistemas) em parceira com a empresa TULA AUTO. Atualmente, no âmbito da transferência tecnológica, encontram-se, em conjunto, a assegurar o desenvolvimento de infraestruturas de novas tecnologias de navegação e comunicação com o intuito de permanecer à frente no campo dos veículos autónomos para serviço público.

O Move, surgiu da necessidade de abordar o conceito de mobilidade numa nova perspetiva, dando resposta a necessidades de mobilidade de last mile, sendo um sistema adequado para pequenas viagens a baixa velocidade, operando num nível de automação “SAE5”, o máximo de seis níveis de automação definidos pelo comité internacional SAE Internacional, que estuda os requisitos de engenharia dos veículos autónomos. O principal fator diferenciador deste produto é ser um veículo elétrico sem condutor.

Mais informações em: http://www.las.ipn.pt/web/images/flyerMOVE.pdf

16 de Novembro de 2016