IPN     IPN Incubadora

Embrace

Cliente

Nourish

Duração

2014-2015

Este projecto pretende desenvolver e levar para o mercado um sistema baseado em tecnologia e serviços especializados, cujos principais objectivos incluem:

  • Monitorizar de forma continuada e automática, não-intrusiva e confidencial, idosos e/ou pessoas dependentes;
  • Aumentar a qualidade de vida dos idosos, proporcionando uma melhor informação para si mesmo e para aqueles que o rodeiam;
  • Melhorar a coordenação entre os cuidadores.
Este projecto abrange a selecção do equipamento para medição dos parâmetros de saúde, como peso, pressão arterial e nível de glicose, entre outros. O objectivo é promover a utilização destes equipamentos em casa e pelas equipas que prestam apoio domiciliário, para permitir um armazenamento automático de medidas de saúde num Registro Pessoal de Saúde ( PHR ) para consulta posterior por parte dos profissionais de saúde.

FarmReal

Cliente

Município de Penela

Duração

2011-2015

O objectivo principal do FarmReal é tornar sustentável uma importante actividade tradicional (quase extinta na Europa), com um forte impacto sobre a economia rural. O desenvolvimento da próxima geração do rebanho comunitário (pastoreio digital com animais reais), tirará partido de tecnologias, tais como as Redes de Sensores Sem Fios (RSSFs) e streaming de vídeo, associados ao potencial emergente das redes sociais. Através da sua plataforma web os cibernautas podem adoptar uma cabra e observar o seu dia-a-dia. Neste projecto os utilizadores têm também acesso a outros serviços, tais como o agendamento de visitas ao seu animal e actividade relacionadas com o rebanho.

Protótipo

Delta_eTest

Cliente

TecniDelta

Duração

2014

O serviço Delta_eTeste teve como objectivo o desenvolvimento de uma plataforma de testes e validação para máquinas de café da Delta na linha de montagem. O sistema desenvolvido tem a capacidade de testar os principais componentes de cada máquina a si acoplada, efectuando o display dos resultados, localmente, num monitor LCD. Os resultados dos testes são posteriormente enviados e armazenados num computador central, em formato Excel (com recurso a tabelas e gráficos) e de forma automática.

Caça sem morte

Cliente

Aldeias do Xisto

Duração

2014

No âmbito do projecto foi desenvolvido um sistema-piloto que permite uma experiência semelhante à caça comum, evitando qualquer tipo de sofrimento para os animais "caçados", preservando o seu ecossistema. Assim, foi desenvolvida uma réplica de uma arma de caça, que se destina a ter a aparência, tanto quanto possível, de uma arma de caça convencional, mas que tem a capacidade de fotografar em vez de disparar projécteis, tirando partido das tecnologiaas de realidade aumentada e de câmaras de vídeo wireless. Assim, para além da simples actividade de "caça amiga da natureza", foi criado um jogo de caça por fotografia, onde os disparos dos caçadores são pontuados de acordo com a pontaria apresentada. Em suma, o projecto criou um conceito que permite o desenvolvimento de uma actividade segura e amiga do ambiente, salvaguardando a protecção dos ecossistemas.

Protótipo

Gestão global de uma frota de limpeza urbana by SOMA

Cliente

Soma - Grupo Auto Sueco

Duração

2010-2013

Neste projecto foram desenvolvidos dois componentes para o sistema de gestão de frotas de veículos de limpeza urbana da empresa SOMA SA. O primeiro consiste num sistema de multiplexagem de 3 antenas de RFID de baixa frequência, utilizado para a identificação dos contentores de resíduos. O segundo componente é uma unidade de processamento que, após tratar a informação proveniente dos sensores instalados no veículo, a envia para um dispositivo de interface com condutor e para o servidor central.

Wigateway

Cliente

Sensing Future Technologies

Duração

O objectivo principal do serviço "Wigateway" passou pelo desenvolvimento de um sistema capaz de adquirir e enviar dados de sensores de carga para uma aplicação cliente através de uma rede Wi-Fi. Este sistema permite efectuar a aquisição, amplificação, filtragem e envio de dados dos sensores para uma aplicação devidamente autenticada. A comunicação entre os sensores e a aplicação cliente é realizada em tempo quase real e utilizando as infraestructuras de acesso à internet sem fios usuais.

DeltaLog

Cliente

Delta Cafés

Duração

2012-2013

O serviço "DeltaLog" visou o desenvolvimento de um sistema de teste e validação dos diversos componentes de dois modelos das máquinas de café Delta Q. O sistema desenvolvido permite ainda o armazenamento e gestão dos dados resultantes dos testes, assim como o envio dos mesmos para computador via USB. O sistema encontra-se equipado por forma a conseguir adquirir dados de temperatura, pressão, consumo de energia, entre outros.

Vacuplay

Cliente

GlobalConfort

Duração

2012-2013

O serviço "Vacuplay" teve como objectivo o desenvolvimento de um sistema de controlo e respectivo interface com o utilizador para centrais de aspiração, contando com três tipo de interface:

  • Painel com LEDs e botões para aviso e actuação;
  • Painel LCD com botões que acrescenta funcionalidades como o display da temperatura e hora;
  • LCD touchscreen que permite interacção com um smartphone.

Dinamização de uma intervenção vertical na area da Saúde e Qualidade de Vida

Cliente

TICE.pt

Duração

2011-2012

A estratégia global do pólo TICE.PT é construir uma plataforma que envolve e mobiliza os principais actores TICE (Tecnologias de Informação da Comunicação e Electrónica) nos processos de inovação, I&D, transferência de conhecimento, formação avançada , desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e internacionalização.
Os objectivos estratégicos presentes no serviço prestado na área da saúde incluem os seguintes pontos: promover a saúde e prevenção de doenças, facilitar o acesso as melhores cuidados de saúde, promover parcerias e novos agentes na área da saúde, promover a boa gestão do SNS (Sistema Nacional de Saúde).

Acções:

  • Organizar workshops temáticos ;
  • Estabelecer contacto com as instituições relevantes e de referência ;
  • Gerir o conteúdo do site TICE.pt sobre Saúde e Qualidade de Vida, incluindo notícias, eventos e oportunidades de negócio;
  • Promover um grupo de discussão interna para partilhar ideias e identificar oportunidades e recomendações do governo.

Sistema de Transporte Inteligente

Cliente

Rovisco Pais Hospital

Duração

2008-2011

O objectivo principal do projecto foi desenvolver e implementar um Sistema de Transporte Inteligente (ITS) no Hospital Rovisco Pais, permitindo aos pacientes com limitações de mobilidade deslocarem-se entre os diferentes edifícios deste complexo, usando veículos não-poluentes, eléctricos e autónomos.
O Hospital Rovisco Pais é um centro de medicina de reabilitação da região centro, implantado numa antiga leprosaria e constituído por vários edifícios dentro de uma área de 144 hectares. Como a maioria dos pacientes no hospital têm graves problemas de mobilidade, eram utilizadas viaturas convencionais para assegurar o transporte dos doentes entre os diferentes serviços nos vários edifícios. Este transporte estava condicionado pela disponibilidade dos motoristas e acartava custos operacionais consideráveis, para além do impacto ambiental.
O Sistema de Transporte Inteligente (ITS), desenvolvido pelo LAS, usa veículos eléctricos construídos para serem facilmente utilizados em pequenas viagens a baixa velocidade em ambientes privados ou urbanos, como complemento aos transportes públicos regulares. Os veículos são totalmente autónomos, sem condutor, silenciosos, de baixos custos de manutenção e com zero emissões, contribuindo para uma qualidade de vida mais saudável. Têm a possibilidade de usar a energia solar, sendo activados somente quando são chamados, evitando o desperdício desnecessário de energia. Os veículos estão equipados com rampas para acesso a cadeiras de rodas, sendo programados para um percurso pré-definido e têm a capacidade de identificar obstáculos na sua via. O funcionamento do Move é muito simples e fácil de usar para os passageiros: pacientes, funcionários, visitantes.

Processo de transferência tecnológica:

A tecnologia Move foi transferida para uma empresa spin-off (http://www.tulaauto.com) que está a vender movers automatizados para espaços privados (hospitais, resorts, aeroportos, entre outros).

SGISS

Cliente

Escola Superior Agrária de Coimbra

Duração

2006-2009

Enquadramento

No âmbito de projecto com a Escola Superior Agrária de Coimbra

De acordo com o Política Agrícola Comum, o desenvolvimento agrícola sustentável não deveria ser subsidiado de forma passiva, mas sim promovido activamente com objectivos e estratégias para uma produção agrícola sustentável, que preserve o meio ambiente e promova a segurança alimentar. A criação de porcos sustentável utilizando tecnologias inovadoras, ajudam na fixação da população rural e atraem a geração mais jovem treinada nestas áreas para o lançamento de empresas mais rentáveis. O Projeto SGISS visou desenvolver um sistema de gestão electrónica especialmente dirigida para a produção sustentável de suínos ao ar livre. O sistema analisa os dados registrados, correlacionando automaticamente dados importantes, tais como o consumo de ração de um animal, ganho de peso, temperatura do corpo, os movimentos de cada animal, mesmo de animais criados em áreas extensas, e também os dados ambientais actuais.
O sistema descrito também incorpora uma função de gestão dos animais pró-activa, onde o criador pode controlar o consumo de ração de cada animal, permitindo a ingestão correcta de alimentação (javali, porcas gestantes, porcas em lactação e fêmeas estéreis), optimizando assim o crescimento e manutenção do peso corporal e minimizando perda de ração (custo-eficácia), controlar o estado reprodutivo dos animais e isolar automaticamente a fêmea no cio para reprodução selectiva (natural ou por inseminação) para manter a superioridade genética, avaliar o estado de saúde de cada animal por meio de dados obtidos em intervenções sanitárias (vermifugação, vacinação e tratamentos). Desta forma, o sistema permite ao produtor a obtenção de informação em tempo real, permitindo-lhe uma intervenção em tempo útil. Assim como a minimização da perda de alimentos, através de uma alimentação correta, também permitirá a redução da produção excessiva de resíduos ricos em nitrogénio e fósforo que podem causar um impacto negativo sobre o meio ambiente.

Safeworker (contributo)

Cliente

LED&MAT

Duração

2007-2008

Enquadramento

No âmbito do projecto europeu Safeworker

O sistema desenvolvido foi aplicado em laboratório (LED&MAT), no processo de cura com luz UV de materiais compósitos. O sistema de controlo automático deve recolher amostras dos parâmetros relevantes para este processo para posterior análise. O protótipo tem duas componentes distintas, a primeira de instrumentação para adquirir medições efectuadas pelos sensores de temperatura e UV. A segunda, de interface gráfica para o processo de controlo, gravação dos parâmetros físicos num arquivo, criando posteriormente um gráfico de tendências da informação recolhida. Além disso, proporciona ao utilizador o controlo (mais propriamente o tempo de exposição e calibração de brancos) sobre o processo de cura com luz UV.

Boxcount

Cliente

Unilever

Duração

2007-2008

O objectivo do projecto consistiu no desenvolvimento de um sistema de monitorização do nível de produção em linhas de produção da fábrica de gelados da "Olá". Usando sensores para aquisição de dados, o sistema desenvolvido efectua a contagem do número de caixas da linha de produção e envia essa informação por rede sem fios ao servidor. O servidor possui uma interface web, que permite a visualização de forma gráfica e em tempo real das unidades produzidas por unidade de tempo, bem como os históricos de produção.

Monitorização de temperatura e humidade em armazéns

Cliente

Farbeira

Duração

2007-2008

O sistema desenvolvido teve como objectivo a monitorização da temperatura e humidade em armazéns e arcas frigoríficas. A solução foi baseada na tecnologia iTHcontrol e foram utilizados sensores de temperatura e humidade que comunicam por uma rede sem fios até um concentrador, responsável por enviar os dados para o servidor. O servidor tem uma aplicação que permite a visualização em tempos real do estado dos sensores, gerar relatórios e o envio de alertas automáticos. O sistema foi instalado em vários armazéns da Farbeira (actual Plural).

NacSys

Cliente

Dynasys

Duração

2005-2007

O sistema de controlo de acesso NACSYS é uma solução inteligente de controlo de acessos que permite gerir remotamente todos os acessos a portas em qualquer lugar, usando a internet e um navegador web. É um sistema modular, escalável, com suporte para TCP/IP e tem como base a tecnologia iButton.
O projeto NACSYS passou por um processo de venda de tecnologia, tendo sido adquirido pela empresa Dynasys. Esta empresa detém esta tecnologia bem como os direitos de exploração e venda.

Sistema de controlo de acessos

Cliente

MoveAveiro

Duração

2006-2007

O projecto desenvolvido consistiu num sistema de controlo de acessos com controlo de presenças e justificação de faltas em dois edifícios da MoveAveiro baseado no sistema NACSYS. É uma solução inteligente de controlo de acessos que permite gerir remotamente todos os acessos a portas em qualquer lugar, usando a internet e um navegador web. É um sistema modular, escalável, com suporte para TCP/IP e tem como base a tecnologia iButton.

Sistema de monitorização de temperatura e humidade em ambiente fabril

Cliente

Blaupunkt

Duração

2006

Este projecto consistiu no desenvolvimento de uma aplicação de software que permite a aquisição de valores de temperatura e de humidade a partir de uma rede de sensores cablados. O projecto foi desenvolvido com base na solução iTHcontrol.

Sistema de monitorização de temperatura e humidade em armazéns

Cliente

Luís Simões

Duração

2005

O sistema consiste numa rede de sensores de temperatura e humidade que comunicam com um servidor através de uma rede cablada. Este servidor tem uma aplicação que recolhe periodicamente os valores dos diferentes dispositivos e guarda numa base de dados. Os valores podem ser vistos em tempo real, exportados para Excel ou impressos na forma de uma tabela ou lista de temperaturas. O sistema é baseado na tecnologia iTHcontrol.

PVD - PhysicalVapour Deposition

Cliente

Laboratório LED&MAT

Duração

2005

O sistema desenvolvido foi concebido para controlar o equipamento de deposição de revestimentos finos em vácuo (espessura de 2-5 µm), em que um material é convertido em vapor e depositado sobre a superfície de um substrato. Este processo permite o aumento da resistência à corrosão, oxidação e desgaste das ferramentas de corte, para moldes de injecção de plástico e de corte, entre outros.

Sistema automatizado para embalagens

Cliente

DanCake

Duração

2003

Este projecto consistiu numa análise técnica construtiva e funcional de uma máquina que monta e fecha caixas de papelão. Este equipamento está numa unidade de fabrico de DANCAKE SA em Coimbra, Portugal. Foi realizada uma avaliação das capacidades de operação e desempenho do equipamento (Wraparound Machine Mod. NTW 800 NA/3S ) que embala caixas de bolos.