IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

DigiLife
Digital Life Learning

Desafio

Os adultos mais velhos sofrem de isolamento social e esta é a primeira causa detrimental para a sua saúde e cuidados, em geral. Esta consideração foi ainda mais evidente durante o isolamento imposto pela pandemia da COVID-19. Para melhorar esta situação, acreditamos que o diálogo, o contacto e a interação entre gerações podem desempenhar um papel importante na realização do sentido de dignidade e de felicidade a vários níveis. Por esta razão, queremos dotar os adultos mais velhos de competências digitais para se sentirem mais incluídos e independentes na sociedade a vários níveis e não apenas para a gestão da saúde e dos cuidados.
Surge assim, o desafio de promover a transformação digital de modo a desencadiar o desenvolvimento para a preparação, a resiliência e a capacidade digital.

Solução / Objetivo Principal

O ojetivo deste projeto passará por actuar ao nível da prevenção e da inclusão, fornecendo aos adultos mais velhos tácticas e estratégias de aprendizagem ao longo da vida. Ao mesmo tempo, fornecer aos estudantes universitários ferramentas e competências (hard e soft skills) para formar os adultos mais velhos para a capacitação digital. Isto permitir-lhes-á ter uma primeira experiência profissional (reconhecida com um sistema de micro-credenciais) e ter um verdadeiro contacto humano com uma geração com a qual os laços se enfraqueceram.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

O DIGILIFE pretende ser um primeiro teste de cooperação transnacional para obter um conjunto de metodologias e ferramentas técnicas especificamente concebidas para a disseminação de competências digitais, hoje mais essenciais do que nunca, para um alvo delicado da sociedade, como é o caso das pessoas com mais de 65 anos, que têm mais dificuldade em encontrar a formação adequada.

Através das suas actividades, o consórcio pretende produzir, durante e no final do projeto, os seguintes resultados:
1. Análise das necessidades para avaliar os desejos e as necessidades específicas dos adultos mais velhos (já disponível aqui); 

2. Uma metodologia para transferir o conhecimento para os formadores e para os adultos mais velhos;

3. Um manual de competências digitais e um Toolkit;

4. Um Sistema de reconhecimento de micro-credenciais para estudantes;

5. Avaliação dos métodos e ferramentas aplicados em diferentes países da UE.

Referência do projeto

2022-1-IT02-KA220-ADU-000088024

Financiamento


Região de Intervenção

Itália, Portugal, Grécia e Espanha

Investimento Total

250.000,00

Investimento do IPN

36.600,00

Elegível Total

250.000,00

Elegível do IPN

36.600,00

Apoio Financeiro da UE - Total

250.000,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

36.600,00

Duração

26 Meses

Data de Início

2022-11-01

Data de Fim

2024-12-31

Data de Aprovação

2022-08-31

Consórcio

Fondazione Garagerasmus
Instituto Pedro Nunes
Plataforma Del Voluntariado de España
People Behind
Universita Degli Studi Di Roma Tor Vergata
Caritas Diocesana de Coimbra

Website

https://garagerasmus.org/project/digital-life-learning/

Palavras-chave

Formação;
Adultos mais velhos;
Toolkit;
Inclusão digital;
Jovens universitários;
Micro credenciais;
Transformação digital.